Projeto de Lei 006.00014.2016

Projeto de Lei Ordinária: Cidadão Honorário de Curitiba

Concede o Título de Cidadão Honorário de Curitiba ao Sr. Toshio Ikeda.

Texto

Art. 1º É concedido o Título de Cidadão Honorário de Curitiba ao Sr.Toshio Ikeda.

Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Justificativa

O diplomata Toshio Ikeda, nasceu em Tóquio no dia 16 de novembro de 1953. Casado com a Sra. Akemi Ikeda, tem duas filhas, Akiko e Satoko,  residentes no Japão. Formado em Direito pela Universidade Metropolitana de Tóquio, ingressou no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão em 1977, e desde então, somado às funções no Japão, assumiu postos nos EUA e, no Brasil, em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

Chegou a Curitiba no dia 14 de abril de 2014, assumindo a função como Cônsul-Geral do Japão para os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Cônsul-Geral do Japão, tendo como uma de suas missões o fomento da cooperação entre o Japão e o Brasil, empenhou esforços principalmente nas seguintes ações e atividades:

1. Fortalecimento do intercâmbio entre as cidades-irmãs
No mês de novembro de 2014, em celebração aos 30 anos da Irmandade Himeji-Curitiba, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba, através da Fundação Cultural de Curitiba, e a Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, realizou-se um concerto de piano, seguido de uma recepção de boas-vindas à Comitiva de Himeji.

2. Coordenação e contribuição para a realização dos eventos comemorativos às 3 datas festivas em 2015, ou seja, dos 120 anos do Estabelecimento das Relações Diplomáticas Japão-Brasil, dos 100 anos da Colonização Japonesa no Estado do Paraná e dos 45 anos da Irmandade entre a Província de Hyogo e o Estado do Paraná, como Presidente Honorário da Comissão Organizadora. O Consulado realizou junto com a Comissão organizadora vários eventos comemorativos e culturais em Curitiba.

3. Organização e realização da visita ao Paraná de Suas Altezas Imperiais do Japão, o Príncipe e a Princesa Akishino
Como parte da comemoração dos 120 anos do Estabelecimento das Relações Diplomáticas Japão-Brasil, no final do mês de outubro de 2015, com a colaboração do Governo do Estado do Paraná, Prefeituras de Curitiba, Londrina, Rolândia e Maringá e diversas Entidades Nipo-Brasileiras. Na visita a Curitiba, o Príncipe e a Princesa do Japão foram recepcionados na Praça do Japão pelo Prefeito Gustavo Fruet e demais autoridades municipais.

4. Difusão da cultura e da língua japonesa
Em setembro de 2014, promoveu o Mês da Cultura Japonesa, e em parceria com órgãos estaduais e municipais, realizou mostra de filmes japoneses, exposições diversas, entre outros eventos em Curitiba. Tem apoiado os Festivais de Curitiba, que integram o calendário oficial de eventos de Curitiba, como o Festival do Imigrante Japonês "Imin Matsuri" e o Festival da Primavera "Haru Matsuri" realizados no Parque Barigui. Em parceria com a Fundação Japão e a JICA - Agência de Cooperação Internacional do Japão, oferece apoio às escolas de língua japonesa em Curitiba e no Paraná.

5. Incremento da cooperação econômica
Atuando como agente facilitador na atração de investimentos diretos do Japão para o Paraná e Curitiba. O trabalho em parceria com a JICA, entidades representativas da indústria e comércio paranaenses e empresas japonesas, promovendo encontros e reuniões, tem incrementado o intercâmbio comercial e empresarial e a cooperação técnica. No mês de março de 2016, através do Programa do Governo Japonês "Juntos", um empresário curitibano da Fecomércio-PR, representando o segmento, participou de um programa de visita ao Japão.

6. Apoio a entidades e organizações através do Programa APC - Programa de Assistência a Projetos Comunitários do Governo Japonês, visando promover auxílio nas áreas de educação básica, capacitação profissional, saúde e bem- estar social. Desde que o Governo do Japão introduziu no Brasil, em 1999, o programa de assistência financeira para projetos de desenvolvimento local, o Estado do Paraná, através do Consulado Geral do Japão em Curitiba, teve 69 projetos aprovados até o ano de 2015, no valor total de US$ 3.641.718,00 sendo que desse total 25 projetos contemplados foram para a Região Metropolitana de Curitiba, no valor aproximado de US$ 1.207.615,00.

7. Apoio a entidades e instituições através da parceria com empresas japonesas
Em 2016, através do Programa do Governo Japonês "Sport for Tomorrow", que tem por objetivo promover a cooperação no âmbito internacional através do incentivo à prática do esporte, intermediou a doação de materiais esportivos conforme abaixo.
- Doação de uniformes de judô "judogui", entre a empresa Mitsui Sumitomo Seguros e a Associação Iwashita de Judô, de Curitiba, que atende crianças e adolescentes de baixa renda, contribuindo para o desenvolvimento socioeducacional destes jovens, e formação de atletas nesta modalidade de esporte.
- Doação de chuteiras infanto-juvenis da empresa japonesa Mizuno para a Prefeitura Municipal de Curitiba, através da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e FAS - Fundação de Ação Social.

 

Para consultar o projeto de lei completo, clique aqui.

 

Guest User