Proposição 027.00011.2023
INDICAÇÃO DE PRÊMIO CULTURA E DIVULGAÇÃO
Indica o Sr. Luiz Mileck para ser agraciado com o Prêmio Cultura e Divulgação de Curitiba.
TEXTO
Indica o Sr. Luiz Mileck para ser agraciado com o Prêmio Cultura e Divulgação de Curitiba.
JUSTIFICATIVA
Nascido em Curitiba em 1986, Luiz Mileck é casado, pai de uma menina e tem formação acadêmica e profissional ampla.
Engenheiro Mecânico, Master of Degree na França em Engenharia, Mestre em Design da Informação e Especialista em Empreendedorismo Social. Começou a empreender desde 2012 no ramo da gastronomia, participando ativamente do desenvolvimento de empresas e projetos gastronômicos através de consultorias prestadas. Co-founder do Locavorista, atualmente dirige o LocavoristaLAB, seu braço de inovação. Também é sócio da ervatera Manos & Hermanos, que tem sua principal marca Matte n'Roll. É palestrante e atualmente pesquisa Colaboração, Empreendedorismo, Cultura Alimentar, Locavorismo e Food Design.
É representante da Rede Latino-Americana de Food Design no Brasil desde 2017 e idealizador do FDBR, Observatório Brasileiro de Food Design. Possuí reconhecimento acadêmico pela UFPR e Menção Honrosa pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. Nos últimos anos veem trabalhando com foco na erva-mate, pois considera um exemplo potente de Locavorismo, Food Design e Cultura Alimentar. Desde o Coletivo Alimentar (2015) já buscava integrar chimarrão no cardápio, mas foi em 2017 quando conheceu André Zampier que os projetos em torno da erva- mate ganharam potência.
Em 2018 abriram a primeira Matteria de Curitiba e desde então empreeendem e fomentam a erva mate, com destaque para dois projetos financiados pela plataforma da inovação do SENAI, um ligado a secagem de erva mate e outro a extração do chá mate. Outro importante destaque foi a proposta de incluir no calendário da cidade de Curitiba o aniversário de Ildefonso, o que veio a se tornar a Semana do Barão do Serro Azul, acatada por este vereador que subscreve esta indicação. Em 2023 abre a Barraca do Mate na feira livre do Alto da Gloria com o objetivo de difundir ainda mais a erva mate como cultura de impacto social, ambiental e cultural.
Para consultar o documento completo, clique aqui.