Proposição 077.00159.2019

REQUERIMENTO DE VOTOS DE CONGRATULAÇÕES E APLAUSOS

Solicita votos de congratulações e aplausos, ao Colégio Estadual Senhorinha de Moraes Sarmento - Ensino Fundamental e Médio, pelos 50 anos de sua fundação. 

TEXTO

Requer à Mesa, na forma regimental, seja inserido em ata, votos de congratulações e aplausos, ao Colégio Estadual Senhorinha de Moraes Sarmento - Ensino Fundamental e Médio, pelos 50 anos de sua fundação, cientificando-se a decisão desta Casa ao homenageado. 

JUSTIFICATIVA

"Este estabelecimento de ensino foi criado pelo decreto no 14.398 de 27/02/69, sob a designação de Grupo Escolar Professora Senhorinha Miranda de Moraes Sarmento e ofertando as 4 séries iniciais do ensino de 1° grau. Iniciou suas atividades em 03/04/69

Pelo decreto no 2.308 de 28/09/76, passou, juntamente com o Grupo Natália Reginato e Ginásio Estadual Professor Luiz Carlos Pereira da Silva, a fazer parte do complexo escolar " Vila Oficinas - ensino de 1° grau" , recebendo a denominação de Escola Senhorinha de Moraes Sarmento. Através da portaria no 882 de 06/03/78, foi autorizado o funcionamento de turmas de 5a a ga séries do ensino de 1° grau. 

adatasirodo nos 

Jasmim 

Pela resolução no 2.947 de 09/12/81 tem reconhecido seu curso de 1° grau regular. 

Tornou-se unidade independente, desmembrando-se do complexo escolar Vila Oficinas, pela resolução no 1.298 de 12/05/82. 

Através da resolução no 189 de 20/01/83, passou a denominar-se Escola Estadual Senhorinha de Moraes Sarmento - Ensino de 1° grau. 

A resolução n° 5.585 suspende, de forma gradativa, a partir do início do ano letivo de 1993, as atividades escolares relativas ao ensino das quatro primeiras séries do seu ensino de 1° grau. 

Em 1993, recebeu a autorização para implantar, a partir do ano letivo de 1994, o ensino de 2o grau regular, com o Curso de Educação Geral. 

Conforme resolução no 3.571 de 05/07/94, foi autorizado o funcionamento do ensino de 2° grau regular com o curso de 2° grau - Educação Geral - Preparação Universal, alterando, em decorrência, sua denominação para Colégio Estadual Senhorinha de Moraes Sarmento - Ensino de 1° e 2° graus. 

A partir de 1998, de acordo com a Lei 9394/96 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), passou a denominar-se Colégio Estadual Senhorinha de Moraes Sarmento - Ensino Fundamental e Médio." 

"QUEM FOI SENHORINHA DE MORAES SARMENTO? 

Nasceu em 20/03/1916 e foi alfabetizada aos 5 anos de idade pela mãe que era professora. Fez o primário nos Colégios Tiradentes e Divina Providência até a época de fazer o exame de admissão para a Escola Normal Secundária do Paraná, onde cursou com denodo. Depois de formada, com apenas 17 anos, foi lecionar em Antonina em 1934, no bairro de Itapema, na Escola Ermelindo Matarazzo a 3 km da cidade e que eram percorridos a pé com sol ou chuva. Em seguida veio trabalhar no centro de Antonina, na Escola dos Estivadores Nerval Silva. Ao cumprir um longo estágio obrigatório voltou a Curitiba e foi lotada no Grupo Francisco Zardo, em Santa Felicidade, para onde seguia todos os dias com grande sacrifício, pois as conduções além de raras, às vezes nem apareciam, obrigando-a, muitas vezes, a voltar a pé para o centro da cidade. No ano de 1940 foi para Paranaguá por motivo de saúde, pois estava sofrendo do coração com um defeito na válvula mitral, onde morou até 1943, trabalhando na Escola Normal de Paranaguá, retornando à capital. Mais tarde, matriculou-se no curso de Administração Escolar instituído pela Secretaria de Educação e Cultura ( antiga denominação dada a atual Secretaria de Educação), preparando-se assim para melhor exercer o magistério. Ingressou na Faculdade Federal de Pedagogia, onde cursou de 1950 a 1953. Neste interim, foi designada para ocupar um alto cargo na Secretaria de Estado de Educação e Cultura, lotada no Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais onde trabalhou na seção de Orientação Educacional, demonstrando toda sua capacidade de ótima educadora e desempenhando todas as tarefas com inteligência e ponderação. Foi uma das primeiras pedagogas do Paraná. 

Em 1963, no dia 03 de dezembro, com o propósito de recuperar a saúde, submeteu-se a uma intervenção no coração, cirurgia esta ainda em caráter de experiência. Foi muito infeliz nesta cirurgia, vindo a falecer no dia 04 de dezembro de 1962. 

Senhorinha foi uma pessoa extremamente dedicada à família, aos amigos e aos colegas. Gostava de auxiliar a todos que a ela recorressem, sempre solicita a todos os apelos. Era de uma modéstia, humildade e compreensão surpreendentes. 

Foi um exemplo de mulher." 

fonte: http://www.ctasenhorinha.seed.pr.gov.br/modules/conteudo /conteudo.php?conteudo=19 

Para consultar requerimento completo, clique aqui

Guest User