Projeto de Lei 017.00019.2018
INDICAÇÃO DE PRÊMIO JOÃO PAULO II
Indica o Pe. José Aguiar Nobre para ser agraciado com o Prêmio Papa João Paulo II.
TEXTO
Indica o Pe. José Aguiar Nobre para ser agraciado com o Prêmio Papa João Paulo II.
JUSTIFICATIVA
UMA VIDA DEDICADA AO CUIDADO DO OUTRO
Pe. José Aguiar Nobre, é natural da Cidade de Livramento de Nossa Senhora, Estado da Bahia. Filho do Sr. Gonçalo e Dona Ercília Nobre. Em sua cidade natal, dedicou grande parte de sua vida à educação e à saúde pública. Após um período de acompanhamento vocacional, em julho de 1999, foi admitido no Seminário Estigmatino em Ribeirão Preto/SP, onde fez cursinho pré-vestibular. Foi para Campinas cursar a faculdade de Filosofia, período em que trabalhou na Pastoral da Saúde nos Hospitais da PUC e da Unicamp.
Em 2003 estudou espiritualidade em Uberada/MG, auxiliando nas pastorais da Paróquia Nossa Senhora da Abadia. Em 23 de janeiro de 2004, emitiu seus votos de religioso na Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo (conhecido carinhosamente como Estigmatinos). Cursou Teologia em SP e, nos finais de semana, se deslocava para assessorias pastorais na Paróquia Santo Antônio, na Cidade de Praia Grande/SP. Nos anos 2007 e
2008, compôs a Equipe Gestora do "Instituto de Ensino Sagrada Família", em São Caetano do Sul/SP, no qual lecionou Ensino Religioso e Ētica. Foi ordenado diácono em 2008 e Sacerdote em 2009. Foi designado para trabalhar no Seminário de Filosofia em Campinas/SP por dois anos.
Chegou em Curitiba/PR, em fevereiro de 2011 e neste tempo, além de suas atividades como sacerdote, se dedicava à pesquisa acadêmica na área de Educação adquirindo o título de Mestrado em 2012 e o doutorado em Teologia em 2017. Está sempre de portas abertas para eventos promovidos pela Prefeitura, cedendo-nos os espaços de sua paróquia, o Santuário Nossa Senhora de Lourdes. Atualmente, além de palestras e assessorias, tem sempre um cuidado com os desafios inerentes à vida social e comunitária nesta Cidade de Curitiba, especialmente no nosso cartão postal, o Jardim Botânico.
Para consultar Projeto de Lei completo, clique aqui