Projeto de Lei 024.00028.2019

INDICAÇÃO DE MÉRITO ESPORTIVO

Indica o Sr. PAULO ROBERTO ALVES DUARTE para ser agraciado com o Prêmio Mérito Esportivo. 

TEXTO

Indica o Sr. PAULO ROBERTO ALVES DUARTE para ser agraciado com o Prêmio Mérito Esportivo, pelo destaque alcançado na área de KARATE E JUDÔ SOCIAL SITKO DOJO. 

JUSTIFICATIVA

Pensando na qualidade de vida e na integração social, O KARATE E JUDÔ SOCIAL SITKO DOJO, foi criado para o desenvolvimento social junto à 

comunidade, sem distinção de raça, religião e grupos sociais, tendo como única Cada&xigencia que seus praticantes, tenham mínimo de 07 anos de idade. QFoto Arquivo 

somoc ! 

OK 

Vivi esta experiência, vendo meu pai, um homem instruído, com duas faculdades, dono de escritório de contabilidade e de cartório, ser consumido pela sua falta de fé, sua fraqueza através da bebida, destruir um lar, separar a família. Onde a minha mãe adoeceu com problemas cardíacos, e ficou meses internada no hospital, minha irmãzinha com quase dois anos acabou sendo enviada para o Mato Grosso ficar com meus tios, de modo que eles pudessem cuidar dela até que minha mãe se recuperasse, eu fui mandado a um colégio interno, onde permaneci por 04 anos, dos 03 aos 07 anos. Minha irmã acabou nunca mais voltando do Mato Grosso, pois minha mãe passou a receber um salário de miséria devido à doença. Meu pai, perdeu o cartório, faliu a empresa, tinha dívidas atrás de dívidas, e perdeu nossa casa. Minha mãe precisou mora de favor, onde graças a Deus sempre tivemos três grandes laços bem definidos amarrados, nossa fé, nossas amizades, e nossa honestidade. 

Quando jovem, me lembro de sentir vergonha, por morar em dois cômodos, andar com roupas de candidatos, e ou com alguma usada, que ganhava, e nunca ter um real no bolso. Conheci todo o tipo de gente na minha adolescência, presenciei a violência de perto, mas nunca me desviei do caminho, nunca me desviei da minha fé, e sempre acreditei no ser humano, no potencial e força das pessoas quando acreditam e buscam conquistar seus sonhos 

vos. O caminho é árduo, mas vencem aqueles que creem. 

Daí a pergunta, mas qual foi o seu maior desafio como jovem: Eu digo, sofrer em um ano três grandes perdas, o falecimento da minha avó, sem ter sido o neto que eu gostaria de ter sido, ver meu pai definhar e falecer de câncer praticamente no meu colo, e perder um grande amigo aos 17 anos para a violência urbana. Mas sei o que eu nunca perdi minha fé, a fé nas pessoas, a fé em um mundo mais humanista, em uma sociedade capaz de transformar, criar e oportunizar. 

Estudei, pratiquei esporte, migrei sozinho de cidade, construí minha vida profissional, fiz faculdade de Administração, constituí família, abrí minha empresa, me especializei em Gestão de Negócios e Marketing, fiz meu MBA em Gestão Empresarial, mas sempre ajudando e transformando poronde eu passava. 

Motivação da criação do projeto na comunidade Ucraniana 

Minha motivação para desenvolver este projeto veio de minha experiência de vida, da experiência de amigos, vivenciados nos meus anos de convivência social. Sei que a sociedade rotula o pobre, o negro, o deficiente, dentre outras taxativas preconceituosas enraizadas em nossa cultura. Porém sempre vi estas pessoas como meus irmãos, minha família, meus companheiros de fé. 

Qual a freqüência das atividades: 

As atividades se desenvolvem 4 a 5 dias semanais, com duração de 02 horas cada aula, onde fazemos alongamentos, fortalecimentos, aquecimentos dentro da prática do esporte. Mas acima de tudo nos integramos, socializamos, trocamos experiência de vida, nos solidarizamos com o nosso próximo. Envolvemo-nos em campanhas para ajudar os integrantes, seja de alimentos, medicamentos, material escolar, estudo, dentre outros. Buscamos através desses dias de aulas, oportunizar momentos de descontração, de confiança de fé e esperança. Pois uma sociedade sem esperança torna-se obscura e tenebrosa. 

Pontos Positivos e Negativos: 

Uma das coisas que nos entristecem no projeto, é que nem sempre conseguiremos conquistar nosso objetivo "Salvar - Orientar - Apontar o Caminho a tempo", antes que o jovem pegue o atalho da perdição. Outro momento, é que em todo o caminho onde se prega o amor, haverá pessoas que tentarão pregar a discórdia e o ódio. Agora eu me orgulho muito desse projeto, pois 99% de seus integrantes abraçaram a causa e acreditam que tudo é possível para aqueles que creem que acreditam em si mesmos, para aqueles que se amam, e amam seu próximo, para aqueles que vêm na bondade uma oportunidade de serem pessoas melhores. Vivenciamos histórias de famílias que não estavam bem, mas que se reaproximaram por causa do esporte, vivenciamos famílias, que tinham dificuldade de se relacionar com os filhos, e hoje estão se relacionando, vivenciamos muito depoimentos emocionantes. Crianças que tinham dificuldade de convivência, e que hoje convivem bem, crianças com problemas de crescimento, que retornaram ao seu normal. Idosos que encontram no karatê, uma razão para viver com mais ânimo e disposição. 

Recebemos muitas homenagens, fomos agraciados com diversas matérias pelos meios de comunicação, dentre eles a revista da ACIAP, associação do comércio, RPC no Programa Painel (https://globoplay.globo.com/v/5942433/), Mexa-se (https://m.facebook.com/story.php? story fbid=935950006587722&id=734544530061605) além de termos sido indicado ao prêmio "Bom Exemplo do estado do Paraná" onde ficamos entre os 5 primeiros mais votados. 

Obtivemos varias vitórias, dentro e fora do esporte, como melhores notas no colégio, com alunos conseguindo ingressar na faculdade, retomando os estudos, dentre muitas outras. No esporte, obtivemos os seguintes premio: 

Participamos com 6 atletas em uma seletiva da empresa de entretenimento desportivo de MMA. Imortal e KLX, ao qual um de nossos atletas foi agraciado com la da 5a bolsas de treinamento, onde o Sócio Diretor da empresa é lutador profissional do Ballator. 

Propostas para Melhorar: 

É uma honra poder dizer: Fazemos parte desta História! Na vida, os obstáculos e dificuldades são o combustível da vitória. Porém nem todos conhecem o verdadeiro significado da superação e crença nas pessoas e em si mesmo, para mostrar a estes jovens o quanto são importantes para um futuro mais humanista, e com mais amor. Deixando uma herança a um Brasil que queremos para o futuro. Brasil mais solidário, que busca no desenvolvimento de seu próximo uma nação mais humanista e igualitária. 

Pensando nisto, estamos através da comissão de nossa ONG, desenvolvendo projetos no âmbito estratégico, para conceder a nossos jovens, bolsas de estudos, cursos profissionalizantes, bolsas e patrocínios esportivos. Alem de buscarmos formar mais faixas pretas que possam nos ajudar nesta caminhada, tanto quanto montar celulas em outras comunidades, e iniciar uma nova etapa do projeto, ao qual aos poucos, unificaremos vários grupos sociais em prol do amor, compaixão, comprometimento com o desenvolvimento e integração social, 

Filantropia significa humanitarismo, é um sentimento que faz com que os indivíduos ajudem outras pessoas. É um termo, de origem grega, que significa "amor à humanidade". Filantropia é a atitude de ajudar ao próximo, de fazer caridade, seja ela através de donativos, como roupas, comida, dinheiro etc. 

Sem mais, venho a agradecer a oportunidade de apresentar este belo esporte através do conhecimento que só é valido quando repassado com comprometimento, amor e seriedade. 

Hoje sou faixa preta 34 Dan de Karatê, onde minha esposa e filho também são faixas pretas, e me ajudarem de forma familiar, a desenvolver e instruir esta família que é o Projeto Social UNIÃO MARCIAL SITKO-DÔ, rumo a um futuro certo para aquele que cre. 


Para consultar Projeto de Lei completo, clique aqui

Guest User