Indicação de Prêmio João Paulo II

Texto

Indica o Pe. João Ademir Vilela para ser agraciado com o Prêmio Papa João Paulo II.

 

Justificativa

Natural de Carmo do Rio Claro, no estado de Minas Gerais, o padre João Ademir Vilela (15/04/1973) possui uma trajetória marcada pelo trabalho nas comunidades. Desde que se tornou padre, no início dos anos 2000, tem como lema "que todos sejamos um", defendendo que as ações de todos sejam voltadas à comunidade e ao fortalecimento de bons valores.

Ainda jovem, em 1987, o padre João Ademir ingressou no seminário na cidade de Passos (MG) e teve toda a sua formação voltada à atenção às pessoas, desenvolvendo atividades com grupos de jovens, grupos de leitura bíblica e afins.

Passou um período também em Bauru (SP) onde concluiu os estudos em teologia, retornando para Passos a fim de trabalhar com a formação de seminaristas, um dos pontos que destaca como um dos mais marcantes em sua trajetória.

Em 2007 iniciou os trabalhos em Curitiba realizando a formação de seminaristas e coordenando a Obra Social Santo Aníbal - referência na capacitação de crianças e adolescentes na capital - sendo um dos responsáveis pela ampliação do número atendimentos de 150 para 200 crianças mensalmente.

Anos depois, em 2012, foi alçado a pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Uberaba. A Paróquia atende oito comunidades, muitas delas extremamente carentes, por isso, o padre trabalha com o fortalecimento de lideranças e com a evangelização de famílias e jovens, evitando situações de vulnerabilidade social.

O padre João Ademir tem agora como meta revitalizar os templos para que as estruturas da Paróquia atendam a demanda da comunidade local, que cresceu muito nos últimos anos. O projeto para a igreja matriz Nossa Senhora Aparecida já está sendo estudado há um ano e em alguns meses começará a ser colocado em prática.

Para consultar o Projeto de Lei Completo, clique aqui.