Proposição 077.00761.2023
REQUERIMENTO DE VOTOS DE CONGRATULAÇÕES E APLAUSOS
Solicita votos de congratulações e aplausos ao Conjunto Choro e Seresta.
TEXTO
Requer à Mesa, na forma regimental, seja inserido em ata, votos de congratulações e aplausos ao Conjunto Choro e Seresta, o grupo de choro mais tradicional e mais importante de Curitiba, em atuação há 50 anos.
JUSTIFICATIVA
O Conjunto Choro e Seresta é o grupo de choro mais tradicional e mais importante de Curitiba, e está em atuação há 50 anos. A tradicional apresentação aos domingos do conjunto na feirinha do Largo da Ordem é ao mesmo tempo um núcleo de referencia musical de Choro na cidade, e um cartão postal da capital paranaense, já que esse evento semanal está consagrado no circuito musical curitibano, sendo frequentado por amantes do gênero, músicos e turistas. Na verdade, é praticamente impossível encontrar uma pessoa em Curitiba que não conheça ou que não goste de ouvir o chorinho aos domingos na feira do Largo da Ordem.
O Conjunto é formado por músicos que se encontram em 3 gerações da formação do grupo. Em ordem cronológica os integrantes são: Moacyr Azevedo, 87 anos, da primeira geração, integrante do conjunto desde a sua formação original, Glay Bastos, Joãozinho do Pandeiro e Wilson Moreira da segunda geração e Lucas Melo, Marco Filgueiras e Clayton Silva da terceira geração de músicos. O Conjunto Choro e Seresta busca promover a cultura do Choro, promovendo a integração com a comunidade através da divulgação e transmissão desse gênero e sua produção em Curitiba. Além disso, o grupo busca valorizar a música curitibana como um todo, incentivando a produção musical e a apreciação da população, ressaltando e resgatando a arte local, reforçando e fortalecendo uma identidade cultural da própria Cidade. No inicio da década 70, na Sociedade do Batel de Curitiba, nasce o Conjunto Choro e Seresta, foi criado pelo flautista Alvino Carbonar Tortato. Seus primeiro integrantes foram: Alvino Carbonar Tortato; (Flauta), idealizador e fundador do grupo; Gedeon de Souza (violão), Moacyr de Azevedo(cavaquinho) e Edmundo (pandeiro). Um pouco o mais tarde, juntaram-se á eles Benedito Ferreira de Souza (pandeiro e voz); Nilo dos Santos (violão 7 cordas) e Hiram Oberg Tortato(flauta). Em 1973 depois de assistir uma apresentação do Conjunto Choro e Seresta no Teatro Paiol, o prefeito de Curitiba chamou Tortato num canto, e disse que estava criando vários espaços culturais. Ele pediu então que o Conjunto Choro e Seresta desse uma força para atrair público, tocando numa "Feirinha Hippie" que estava se mudando para a Praça Garibaldi. Em meados 1999 para documentar e resgatar a histo'ria do Conjunto Choro e Seresta, este poético fragmento da vida musical curitibana, quatro empresas que acreditam e investem na preservação da nossa cultura, se reuniram e bancaram,em regime de parceria, o custo de produção do primeiro CD de Choro Paranaense. Juntaram-se a elas, com trabalho voluntário, outros admiradores do grupo e da autentica Música Popular Brasileira.
A especialidade do conjunto é a execução de músicas do gênero chamado choro (ou chorinho, como e' carinhosamente chamado), representado por obras de Pixinguinha, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim e muitos outros grandes mestres. Fazem parte do repertório também, obras de outros gêneros que compõem o universo da boa música brasileira, tais quais o samba canção e as serestas (valsas, canções, etc.). O Conjunto até o presente momento se apresenta na feira de artesanato na praça Garibaldi, em todas as manhãs de domingo. Estas apresentações eram promovidas pela Fundação Cultural de Curitiba. Hoje a nossa parceria é com o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC).
A formação atual do grupo é a seguinte: João Rodrigues - Coordenação Geral / Pandeiro Clayton Silva - Produtor / Flauta Transversal Lucas Melo - Compositor / Arranjador / Violão 7 Cordas Marco Almeida- Trompete Luca Miranda - Cavaquinho
Para consultar o requerimento completo, clique aqui.