Proposição 077.00244.2018
REQUERIMENTO DE VOTOS DE CONGRATULAÇÕES E APLAUSOS
Solicita votos de Congratulações e Aplausos, aos 60 anos do Mercado Municipal de Curitiba.
TEXTO
Requer à Mesa, na forma regimental, seja inserido em ata, votos de Congratulações e Aplausos, aos 60 anos do Mercado Municipal de Curitiba, cientificando-se a decisão desta Casa ao homenageado.
JUSTIFICATIVA
O Mercado Municipal de Curitiba completa 60 anos em 2018 e é o principal e mais tradicional endereço para compras de Curitiba. Nas bancas de hortigranjeiros, nas lojas de delicatessens e setor orgânico, o consumidor encontra produtos como: bebidas, queijos e vinhos de diversas procedências, ervas medicinais, temperos e especiarias, iguarias, conservas,
pescados, embutidos, carnes exóticas e com cortes especiais.
ambém de produtos de decoração, utensílios domésticos, produtos de limpeza, armarinhos, presentes, entre outros. Pode-se curtir momentos agradáveis nos restaurantes étnicos na praça da alimentação, onde é ponto de encontro dos curitibanos de diversas gerações e ainda, participar de eventos realizados regularmente dentro do Mercado.
História Não tinha asfalto, nem viaduto. Rodoferroviária sequer era projeto. Isso lá em 1958, ano em que nascia o Mercado Municipal de Curitiba. Um grupo de comerciantes apostou na ideia, poucos deles ainda estão por aqui para contar a história. Eram três horas da manhã de 2 de agosto daquele ano quando as portas se abriram, de lá pra cá o que se viu foi só evolução. Crescimento de gama de produtos, crescimento de público, crescimento de estrutura física. O público é
tivo. Moradores da capital paranaense fazem do Mercado Municipal de Curitiba seu ponto de encontro e os turistas não passam pela cidade sem visitá lo.
Ao longo de seis décadas, é possível encontrar duas, três, quatro gerações marcando presença por lá. Seja no comércio, seja como cliente. Até o ano 2000, em sete dias da semana passavam por sua sede cinco mil pessoas, hoje, esse número chega a 65 mil/semana. Um significativo crescimento calcado no constante aprimoramento do Mercado Municipal de Curitiba que é inovador no Brasil. Sua sede atual triplicou de tamanho, são 17 acessos distribuídos em uma estrutura de 15,6 mil metros. Ao todo, 362 unidades comerciais, entre boxes e bancas, de frutas, verduras, alimentos frescos, especiarias, carnes, vinhos, queijos, cosméticos, decoração e vestuário são comandados por seus 196 comerciantes.
Uma tradição viva com olho no futuro. Em 2009, inaugurou o primeiro Setor de Orgânicos dentro de um Mercado Municipal, o primeiro do Brasil. São vinte e duas operações com diversos produtos que são tendência no mundo.
Curiosidades
unicipal de Curitiba começou com pequenas casas instaladas atrás da Catedral de Curitiba, em 1820; Sua primeira estrutura foi na Praça Zacarias, em 1860; Depois, mudou-se para a Praça Generoso Marques, em 1874; Essa sede foi demolida e deu lugar ao Paço Municipal que conhecemos hoje; Foi levado para o bairro Batel, de 1915 a 1937, sendo novamente demolido; A sede atual começou a ganhar forma em 1943 pelo projeto do francês Alfred Agache; A obra iniciou em 1956 e a inauguração aconteceu em 1958; Quando inaugurou, abria as portas às 3h, depois às 5h, às 6h e hoje abre às 7h.
Para consultar requerimento completo, clique aqui