Proposição 077.00276.2017

REQUERIMENTO DE VOTOS DE CONGRATULAÇÕES E APLAUSOS

Solicita votos de congratulações e aplausos, a Sra. Rosa Osaki. 

TEXTO

Requer à Mesa, na forma regimental, seja inserido em ata, votos de congratulações e aplausos a Sra. rosa Osaki, cientificando-se a decisão desta Casa ao homenageado(a). 

JUSTIFICATIVA

"Rosa Osaki é curitibana, formada em Sociologia, Política e Administração Pública pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR e em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. 

Iniciou suas atividades profissionais muito cedo atuando no Palácio do Governo (Palácio Iguaçu), na Secretaria dos Negócios do Governo, na Casa civil 

e em logo em seguida no Cerimonial. 

Trabalhou também no gabinete da Secretaria de Educação. Após prestar e ser aprovada em concurso para magistério, possuindo dois padrões no Estado, atuou em Curitiba, Londrina e Rio Negro, tanto na educação infantil, fundamental como na de 2° Grau, incluindo para turmas de magistério onde ministrou aulas de Sociologia. Também se destacou no ensino de ginástica olímpica e rítmica como uma das pioneiras no estado. 

A convite da Faculdade de Educação do Japão realizou estágio que 

permitiu a ampliação de seus conhecimentos, os quais foram incorporados na sua prática diária. 

Mais tarde retorna à Secretaria de Educação a convite do Sr. Secretário . Além das atividades no magistério, participou de projetos na FUNDEPAR - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional do Paraná e no Departamento de 1° Grau na implantação das novas diretrizes que comporiam a lei pra a revitalização da disciplina de Éducação Física. 

Uma de suas características mais marcantes está a atuação junto a comunidade, tendo sido Conselheira da FAS - Fundação de Ação Social do Município de Curitiba. Dentro deste perfil participa ativamente da Associação Beneficente Cultural Nipo-Brasileira de Curitiba. É de conhecimento a rica integração que existe entre os brasileiros e os japoneses e seus descendentes que tanto contribuem para o desenvolvimento do país. Pode-se citar a outorga de nome haicaista a poetisa Helena Kolody da qual Rosa foi a propositora. É uma personalidade que congrega a cultura de dois países, disseminando ambas as culturas por onde passa, uma vez que há 29 anos faz parte da diretoria da associação. 

Cabe ressaltar aqui a significativa contribuicão para jornais e redes de comunicação, pelas entrevistas concedidas. Em 2008 teve seu trabalho reconhecido pelo Conselho Municipal da Condição Feminina de Curitiba. Colaborou ativamente para realização do convênio com o Governo Japonês que subsidiou trabalhos na educação e saúde da Associação Nipo-Brasileira de Curitiba. Ressalta-se ainda, seu trabalho social com jovens estudantes, incluindo o trabalho voluntário nas escolas carentes utilizando métodos lúdicos como teatro de fantoches de forma a trazer maior integração para a comunidade escolar. As pessoas idosas recebem sua atenção especial por meio do atendimento que visa promover o bem estar e a melhoria de qualidade de vida. 

Pela sua energia e ativa participação a sociedade paranaense cita-se ainda sua relevante colaboração para importantes eventos como o Imin Matsuri e Haru Matsuri. Exposição de fotos e objetos históricos de imigrantes japoneses no Museu Paranaense e na festividade em Comemoração aos 120 Anos de Amizade 

Brasil-Japão - 100 anos de colonização japonesa no Paraná." 

Rosa Osaki é curitibana, formada em Sociologia, Política e Administração Pública pela PUCPR e em Educação Física pela UFPR. 

Iniciou suas atividades profissionais muito cedo atuando no Palácio do Governo (Palácio Iguaçu), na Secretaria dos Negócios do Governo, na Casa Civil e logo em seguida no Cerimonial. 

Trabalhou também no gabinete da Secretaria da Educação. Após prestar e ser aprovada em concursos para o magistério, possuindo dois padrões no Estado, atuou em Curitiba, Londrina e Rio Negro tanto na educação infantil, fundamental como na de 2° grau, incluindo para turmas do magistério onde ministrou aulas de sociologia. Também se destacou no ensino de ginástica olímpica e rítmica como uma das pioneiras no Estado. 

A convite da Faculdade de Educação do Japão realizou estágio que permitiu a ampliação de seus conhecimentos, os quais foram incorporados na sua prática diária. 

Mais tarde retorna para a Secretaria de Educação a convite do Sr. Secretário. Além das atividades no magistério, participou de projetos da FUNDEPAR - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional do Paraná, e no Departamento de 1° Grau na implantação das novas diretrizes que comporiam a Lei para revitalização da disciplina de Educação Física. 

Uma de suas características mais marcantes está a atuação junto a comunidade, tendo sido Conselheira da FAS - Fundação da Associação Social da Prefeitura de Curitiba. Dentro deste perfil participa ativamente da Associação Beneficente e Cultural Nipo-Brasileira de Curitiba. É de conhecimento a rica integração que existe entre os brasileiros e japoneses e seus descendentes que tanto contribuem para o desenvolvimento do país. Pode-se citar a outorga de nome haicaista a poetisa Helena Kolody da qual Rosa foi a propositora. É uma personalidade que congrega a cultura de dois países, disseminando ambas as culturas por onde passa, uma vez que há 29 anos faz parte da diretoria da Associação. 

Cabe ressaltar aqui a sua significativa contribuição para jornais e redes de comunicação, pelas entrevistas concedidas. Em 2008 teve seu trabalho reconhecido pelo Conselho Municipal da Condição Feminina de Curitiba. Colaborou ativamente para a realização do convênio com o governo japonês que subsidiou trabalhos na educação e saúde da Associação Nipo-Brasileira de Curitiba. Ressalta-se ainda, seu trabalho social com jovens, estudantes incluindo o trabalho voluntário em escolas carentes utilizando métodos lúdicos como o teatro e fantoches de forma a trazer maior integração para a comunidade escolar. As pessoas idosas recebem sua atenção especial por meio do atendimento que visa, promover o bem estar e a melhoria de qualidade de vida. 

Pela sua energia e ativa participação na sociedade paranaense cita-se ainda sua relevante colaboração para importantes eventos como o Imin Matsuri e Haru Matsuri, Exposição de fotos e objetos históricos de imigrantes japoneses no Museu Paranaense e na festividade em Comemoração aos 120 anos de amizade Brasil Japão – 100 anos de colonização japonesa no Paraná.

Para consultar requerimento completo, clique aqui

Guest User