Projetos de Lei 201.00333.2017
INDICAÇÃO DE SUGESTÃO AO EXECUTIVO
Encaminhe-se ao Executivo Municipal a seguinte sugestão: Criação do Programa de Apoio e Tratamento aos Portadores de Psoríase e Vitiligo na rede municipal de saúde.
TEXTO
Sugerimos ao Executivo Municipal a Criação do Programa de Apoio e Tratamento aos Portadores de Psoriase e Vitiligo na rede municipal de saúde. O programa deverá ofertar aos cidadãos: I - Exame diagnóstico da psoriase e do vitiligo;
II - Tratamento ininterrupto adequado orientado por médicos especialistas das doenças, inclusive psicológico;
III - Acesso universal a medicamentos;
IV - Capacitação de agentes de saúde municipais para atender à demanda.
JUSTIFICATIVA
Trata-se, a psoríase, de doença genética crônica de pele e articulações, a qual normalmente afeta joelhos, cotovelos, couro cabeludo e unhas, podendo estender-se a todo o corpo. Em casos de diagnóstico tardio ou tratamento sem acompanhamento adequado pode evoluir causando rigidez matinal nas articulações, dor ou mesmo degeneração. Doença diversa da psoríase, o vitiligo também afeta a pele, entretanto, caracteriza-se por sua despigmentação e manchas acrômicas de borda com crescimento centrífugo. Embora benignas, e não contagiosas, o portador dessas dermatoses tende a ser alvo de preconceitos, o que lhe causa sensível diminuição da auto-estima. Estima-se, no Brasil, que 2 a 3 % da população tenha vitiligo e cerca de 5 milhões a psoríase. No Paraná, especialmente em Curitiba, ainda não há dados oficiais e precisos sobre a quantidade de indivíduos com as doenças. No entanto, com o devido tratamento pelo sistema municipal de saúde de Curitiba procura-se diminuir os casos, minimizar as complicações que podem advir do não atendimento adequado, erradicar o preconceito e melhorar a auto-estima dos portadores, reinserindo-os no convívio social.
Para consultar Projeto de Lei completo, clique aqui