Requerimento de Votos de congratulações e aplausos

 

Solicita votos de Congratulações e Aplausos, ao Diretor, aos Chefes de Departamento e Profissionais do Setor de Representação Facial Humana do Instituto de Identificação do Paraná, pelos relevantes serviços prestados à Segurança Pública de Curitiba.

 

Texto

Requer à Mesa, na forma regimental, seja inserido em ata, votos de Congratulações e Aplausos, ao Diretor, aos Chefes de Departamento e Profissionais do Setor de Representação Facial Humana do Instituto de Identificação do Paraná, cientificando-se a decisão desta Casa aos homenageados.

 

Justificativa

Desde sua implantação dentro do quadro da Polícia Civil do Paraná, em setembro de 2010, o Setor de Representação Facial Humana do Instituto de Identificação do Paraná vem se tornando uma referência no auxílio às investigações de crimes com autoria desconhecida, sendo, muitas vezes, o ponto de partida para resolução de delitos como furtos, roubos, roubos de cargas, golpes do bilhete em idosos, sequestros, estupros e outros, atuando também na simulação de disfarces.

O profissionais, treinados pela Policial Federal, trabalhando com qualidade e esmero, vêm obtendo excelentes resultados na recriação de perfis faciais, com alto grau de semelhança com os infratores. Este trabalho diferencia-se do retrato falado artesanal por representar a cor da pele e suas texturas, obtendo-se uma resultado semelhante à uma fotografia. Também é percebida a facilidade das vítimas em escolher as "peças" que compõem a face do infrator.

Através desta tecnologia digital, da estrutura de atendimento diferenciada, do software especializado e dos policiais dedicados, o Setor, dese a sua implantação, contabiliza mais de 600 retratos falados realizados e conta com grande procura das Delegacias Especializadas.

É notória a sua importância e contribuição em inúmeros casos de grande repercussão, o que enobrece o trabalho da Polícia Civil.

Mais recentemente, pode-se citar o excelente trabalho realizado pelo Setor, quando crime cometido contra o Ex-Prefeito de Curitiba, Saul Raiz.

Fazem parte do Setor: Alcimar de Almeida Garrett, Delegado e Diretor do Instituto de Identificação do Paraná, Maurício Jorge Schenfeld Lopes, Vice-Diretor do Institu de Identificação do Paraná, Milene Volpato Graciotto, Chefe da Sub-Divisão de Operações e Perícias, Eduardo Labatut Helm Junior, Chefe doSeor de Representação Facial e Fernanda EisenBach de Oliveira, Papiloscopista do Setor de Representação Facial.