Requerimento de Votos de congratulações e aplausos

Solicita votos de congratulações e aplausos a Escola Municipal Irati pelos seus40 anos de fundação.

Texto

Requer à Mesa, na forma regimental, seja inserido em ata, votos de congratulações e aplausos a Escola Municipal Irati pelos seus 40 anos de fundação, cientificando-se a decisão desta Casa a homenageada.

Justificativa

A Escola Municipal Irati - Ensino Fundamental e Educação Infantil, está situada à Avenida Jornalista Aderbal Gaertner Stresser, 775, Conjunto Residencial Mercúrio - Bairro Cajuru.

Criada pelo Decreto 180/76 de 1º de setembro de 1976, denominada Unidade Irati, iniciou suas atividades no dia 15 de setembro do mesmo ano, sendo oficialmente inaugurada no dia 07 de abril de 1977, em solenidade presidida pelo prefeito Exmo. Sr. Saul Raiz, o Secretário de Estado da Educação, Sr. Francisco Borsari Neto, e a professora Sandra Regina de Carvalho, nomeada como a primeira diretora da Escola. Na ocasião, a diretora da Escola recebeu das mãos do Sr. João Mansur (representante do prefeito da cidade de Irati), a bandeira da cidade, com o símbolo adotado pela Escola. A instituição constituía-se de um prédio que contava com 6 (seis) salas de aula e dependências complementares: uma secretaria, uma cantina, um almoxarifado, uma sala de professores e dois banheiros. Atendia alunos da pré escola à 4ª (quarta) série do ensino de primeiro grau, tendo como entidade mantenedora a Prefeitura Municipal de Curitiba.

Em 1977, a Escola Municipal Irati - Ensino de 1º Grau - passou a ofertar ensino da Pré-Escola e 1ª à 4ª série e o corpo docente contava com 17 professores. A Escola foi criada para atender as necessidades da comunidade (Conjunto Residencial Mercúrio), sendo nela matriculadas as crianças em idade escolar. A clientela da Escola era formada por 279 alunos, em sua maioria, filhos de moradores do Conjunto (um projeto da COHAPAR - Companhia de Habitação do Paraná, que atendia à demanda de trabalhadores de classe média).

No ano de 1978, a Escola passou por sua primeira reforma nas instalações físicas. Contava com 675 alunos matriculados, distribuídos em 21 turmas (15 no período integral e 6 em período alternado). Segundo a caracterização da comunidade da época, o perfil dos alunos era o seguinte: a maioria morava com os pais, tinha casa própria e todos os membros maiores das famílias tinham emprego com registro em carteira.

 A Escola de 1º grau Irati, em 1979, contava com 700 alunos, distribuídos em 20 turmas. A clientela escolar já se diversificava tanto na questão social como na econômica. O atendimento se estendeu a comunidades além do Conjunto Residencial Mercúrio (Solitude, Centenário, Vila Camargo).

No período relativo a 1980/86, as mudanças foram: a construção de 06 salas de aula e a implantação da Classe Especial - Parecer 16649/82, cuja função é atender a criança e o jovem que apresenta "necessidades especiais". Essas modificações ocorreram em virtude da demanda escolar.

Em 1987 houve a escolha da segunda diretora da Escola, através de eleição direta: Professora Indianara Pussieldi Bastos. Nos anos subseqüentes, a Escola continuou sendo administrada pela mesma diretora, que foi substituída pela Professora Rosely Terezinha Choinsky, em eleição realizada no ano de 1992.

A Escola passou a ofertar o Programa de Educação de Jovens e Adultos - Fase I, da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, Deliberação 05/91 do Conselho Estadual de Educação - no ano de 1991. O programa era oferecido no período noturno, com duas turmas.

Em função da demanda de alunos, nos anos de 1992/93, foi criado um turno intermediário. Nesse período a Escola funcionava nos seguintes horários: 07h30m às 10h30m; 10h30m às 14h30m e das 14h30m às 17h30m.

Na gestão do Exmo. Sr. Prefeito Rafael Greca de Macedo, foi inaugurado o Farol "Emiliano Perneta" (biblioteca anexa a Escola que atende alunos e a comunidade). A solenidade realizou-se no dia 25 de março de 1995.

Pela necessidade de dar continuidade à Educação de Jovens e Adultos, em 1998 foi implantado o PAC (Posto Avançado do CEAD), subordinado ao CEAD (Centro de Educação Aberta Continuada à Distância), da Secretaria de Estado da Educação, atendendo de 5º a 8º série do Ensino Fundamental.

A Professora Rosely Terezinha Choinsky permaneceu na gestão até o ano de 1998, ocasião em que solicitou a sua aposentadoria. Em sua gestão a Escola foi novamente ampliada, passando a ter 18 salas de aula.

Pelo decreto 09 de 7 de janeiro de 1999, tendo como Resolução de Funcionamento Nº 2024 de 18 de maio de 1999, a Escola passa a ser denominada Escola Municipal Irati - Ensino Fundamental, tendo como finalidade ministrar a Educação Básica, nas etapas organizadas em 2 ciclos conforme deliberação 33/93 de 12 de novembro de 1993, tendo seu início em 1999 com a implantação gradativa: Educação Infantil - com 2 turmas, do Ensino Fundamental - com 8 turmas do Ciclo I - 1ª etapa, 11 turmas do Ciclo I - 2ª etapa, 8 turmas de 3ª série, 8 turmas de 4ª série.

Em 1999, em virtude da aposentadoria da Diretora, assumiu a vice, Professora Rosicler de Oliveira Costa dos Santos, que permaneceu na direção até o final do ano letivo, quando foi realizada uma nova eleição.

Com a posse da Professora Francisca Inácia da Trindade Rangel, em 2000, além das atividades pedagógicas previstas no Plano de Ação da Escola, novas atividades foram incorporadas ao calendário. Além disso, foram construídas mais duas salas de aula para atender a 1ª Etapa do Ciclo I e a Educação Infantil.

Em 2003 assume a direção a Professora Marisa Tchorney Guimarães, a qual permaneceu até 2008. No ano de 2006 a Escola Municipal Irati, contava com 1230 alunos no diurno e com 60 alunos no noturno. Durante a gestão a escola recebeu a Unidade de Contraturno - Projeto Piá Centenário.

No ano de 2009 assume a direção a Professora Vanusa Pacheco dos Santos, que atuou até 2014. Nesta gestão foi inaugurada a quadra coberta poliesportiva, implantado o Programa Comunidade Escola e o projeto de Educação Pelo Esporte - Ginástica Rítmica e Voleibol. Ainda neste período foram incorporadas à escola mais duas Unidades de Educação Integral, que passaram a ser denominadas Unidade de Educação Integral Irati I, Unidade de Educação Integral Irati II e Unidade de Educação Integral Irati III. Na gestão 2009-2014 também abriu-se a Sala de Recursos Multifuncional e fechou-se a Classe Especial no período da tarde que foi substituída pela Sala de Recursos.

No ano de 2015 a Professora Débora Carla dos Santos Berton assumiu a direção, através de eleição direta.

A Escola Municipal Irati atende a Educação Básica nas etapas da Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental com as seguintes especificações: Educação Infantil com oferta do Pré-Escolar para crianças na faixa etária de 4 a 5 anos, atendendo legislação vigente e critérios mínimos para funcionamento;

Ensino Fundamental com oferta dos 5 anos iniciais organizados em dois Ciclos: atendendo a Resolução Nº 03/05 - CNE, o Parecer Nº 01/06 - CEE e as Deliberações Nº 03/06 e 05/06 - CEE, conforme segue:

Educação Infantil contando com duas turmas no período manha e duas no período da tarde;

Ciclo o I organizado em três anos - 1º, 2º e 3º ano. A idade de ingresso no Ciclo I - Ensino Fundamental obrigatório de 9 anos;

Ciclo II organizado em dois anos - 4º e 5º anos - destinado aos educandos que concluíram o Ciclo I, classificados ou reclassificados para o mesmo.

c) A modalidade da Educação Especial é ofertada por meio da Classe Especial, contando hoje com uma turma, no período matutino, Sala de Recursos Multifuncional e a Sala de Recursos no período vespertino.

d) A Escola oferta também a EJA fase I no período noturno, que tem características flexíveis, como: organização em dois períodos: 1º e 2º período da fase I. Embora haja um calendário determinado para o inicio e término do curso, os estudantes podem ingressar em qualquer época do ano letivo, sendo avaliado ao término de cada semestre podendo avançar para o período seguinte.

 ESPAÇO FÍSICO

A Escola Municipal Irati ocupa uma área de 6.719 m². A área livre é de 5.270,86 m², sendo que parte dela é ocupada por um pequeno bosque onde há mesas e banquetas de concreto, utilizadas pelos alunos para atividade de lazer e algumas aulas (específicas de Arte, Ensino Religioso e Literatura).

A área construída corresponde a 1.548,14 m², contando atualmente com vinte salas de aula, cinco banheiros, sendo dois adaptados para atender aos alunos de educação infantil e um banheiro adaptado para uso de Pessoas com Deficiências, sala da Direção, sala de Coordenação Pedagógica, sala de professores, laboratório de informática, Sala de recursos multifuncional, sala de Secretaria, cantina, dois almoxarifados, sala de materiais para Educação Física e Arte, uma quadra poliesportiva coberta. O mobiliário vai sendo adaptado conforme a necessidade das turmas atendidas.

O espaço externo conta com dois parquinhos para as crianças da Educação Infantil, um bosque, um pátio coberto, quadra poliesportiva e uma quadra de areia.

Anexo à área construída está o Farol do Saber Emiliano Perneta, uma edificação de 88 m² com dois pavimentos, possuindo um vasto acervo de livros, revistas e acesso a internet para a comunidade.

Também fazem parte da escola, as dependências de três Unidades de contraturno, que estão localizadas nas proximidades.

 

 

Para consultar a proposição completa, clique aqui.