Proposição 077.00006.2016

Requerimento de Votos de Congratulações e Aplausos

Solicita votos de Congratulações e Aplausos, ao Padre José Airton de Oliveira.

Texto

Requer à Mesa, na forma regimental, seja inserido em ata, votos de Congratulações e Aplausos ao Padre José Airton de Oliveira pela comemoração dos vinte anos de ordenação presbiteriana, cientificando-se a decisão desta Casa ao homenageado.

Justificativa

O Pe. José Airton de Oliveira completou, no dia 20 de janeiro deste ano, 20 anos de ordenação presbiteral.

Vindo de uma família católica, mas não fervorosa, o sacerdote morava com a família em uma localidade chamada Areia Fina, na cidade de Rio Negro, Paraná, onde trabalhavam na plantação de fumo.  No ano de 1981 foi admitido no Seminário Santíssimo Redentor em Ponta Grossa, onde terminou o ensino médio. No ano de 1987, iniciou sua formação filosófica na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

No dia 20 de Janeiro de 1996, recebeu a ordenação presbiteral.

Imediatamente após a ordenação iniciou seus trabalhos pastorais atuando como vigário paroquial na Paróquia Nossa Sra. das Graças, Vila Nova Cachoerinha, SP, em 1996; como vigário paroquial na Paróquia de São Roque, em São José do Rio Pardo, SP, em 1997 e pároco da Paróquia Cristo Redentor, também em São José do Rio Pardo. Paralelamente, realizou uma especialização em pastoral catequética no Instituto Pio XI, em São Paulo.

Terminada esta especialização, foi designado professor de Doutrina e Sacramentos no Noviciado Cisterciense e Capelão do Instituto Santa Inês.

Por ocasião do ano jubilar, teve a oportunidade de realizar uma peregrinação a Roma, onde esteve ao lado do Santo Padre, o Papa João Paulo II. Momento esse que marcou profundamente a sua vida sacerdotal.

No ano de 2001, foi enviado ao Chile, para o Mosteiro Santa Maria de Chada, como Mestre de Noviços e Postulante e responsável pelas vocações.

Retornando ao Brasil em abril de 2005, fez o pedido para iniciar uma experiência pastoral na Arquidiocese de Curitiba, com vistas a uma futura encardinação, tendo sido acolhido pelo então Arcebispo, Dom Moacyr, que o nomeou como vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio da Lapa, onde permaneceu por dois anos. Em seguida foi nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz em São José dos Pinhais.

Atuou, também,  na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Palmeira, entre 2010 e 2012, ano em que passouexercer as funções de pároco na Paróquia São Martinho de Lima em Curitiba.

O Pe. José Airton ressalta a sua missão: "É preciso a cada dia, com confiança, colocar a cruz às costas e percorrer os caminhos de Deus."

 

Para consultar o pedido completo, clique aqui.

Sergio Renato Bueno Balaguer