Solicita informações sobre as obras do artista Frans Kracjberg.

Texto

Requer à Mesa, na forma regimental, seja encaminhado expediente a Fundação Cultural de Curitiba , solicitando as seguintes informações sobre o acervo de obras, de autoria do Sr. Frans Kracjberg, doadas ao Município de Curitiba, e que fazem parte da exposição permanente do Espaço Cultural Frans Kracjberg:

1)- Qual a atual localização das obras de arte?

2)- Quem está realizando o restauro das obras de arte?

3)- Há previsão de prazo para restituição das obras de arte à Fundação Cultural de Curitiba?

Justificativa

Desde o ano de 2008, mais especificamente em  21 de novembro de 2008,  criou-se um  impasse entre o Sr. Frans Krajcberg e a Fundação Cultural de Curitiba, quando esta através do seu presidente, requereu autorização daquele artista, para efetuar a restauração das obras, objeto do Termo de doação n° 062/05- FCC.

Na época Frans Krajcberg  não autorizou a restauração e, posteriormente, requereu a devolução da coleção de obras alegando a falta de conservação.

Atualmente, no site da Prefeitura, consta a informação de que o Espaço Cultural Frans Krajcberg está fechado deste de 2010 para restauro das obras.

Para visualizar o pedido de informações completo, clique aqui.

Resposta da Prefeitura

"1. De conformidade com a decisão emitida no Processo Judicial n°0011869/2010, que tramitou perante a 2° Vara da Fazenda Pública desta Comarco, houve decisão favorável ao Sr. Frans Krajcberg quanto ao restauro das obras, sendo autorizado ao mesmo retirá-las. Porém, não dispomos de informações sobre a atual localização das obras de arte. Segundo informações da diretora na época, quando as obras foram retiradas pelo próprio artista, foram enviadas para Nova Viçosa - BA;

2. A responsabilidade do restauro ficou por conta do artista em seu ateliê localizado em Nova Viçosa - BA;

3. Não possuímos dados a respeito do prazo para a restituição das obras para a Fundação Cultural de Curitiba - FCC."

Para visualizar o arquivo, clique aqui.