Imin Matsuri
Professor Matsuda (PDT) fez um comunicado da Associação Cultural Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba Nikkei, que convidou os vereadores a participar da 29ª versão do Imin Matsuri, festival da imigração japonesa, que vai ser realizado nos dias 29 e 30 de junho no Expo Barigui. (Foto 1)

Agradecimentos

Toninho da Farmácia (PDT) foi à tribuna para agradecer ao prefeito Rafael Greca, ao vice Eduardo Pimentel e ao secretário de governo Luiz Fernando Jamur pelo atendimento prestado aos vereadores. Ele disse que recentemente pediu um sinaleiro na rua Paul Garfunkel, esquina com a Ciro Correia, onde havia dificuldade no trânsito durante o horário de pico. Da mesma forma, agradeceu a Jamur por dar atenção em relação à situação da rua Eduardo Afonso Nardoni, na Vitória Régias, que receberá uma revitalização. (Foto 2)

Rumo
Serginho do Posto (PSDB) novamente se reportou à Rumo Logística, concessionária ferroviária que atua no município. “Há dois anos essa empresa assumiu o serviço do ramal ferroviário que era prestado antes pela ALL Logística. A empresa não tem realizado os trabalhos de manutenção e limpeza”, afirmou o vereador, citando como exemplo a falta de roçadas nas áreas do entorno das linhas, além de dormentes podres. “Teremos uma agenda com o Ministério Público Federal para tratar dessa pauta que atinge a questão da segurança como também o ponto de vista ambiental”. O vereador também fez críticas à Ecovia que, de acordo com ele, só cumpriu 50% do que foi acordado com o Ministério Público na Promotoria de Urbanismo e Habitação. (Foto 3)

Alto Barigui

Zezinho Sabará (PDT) fez um agradecimento relativo a uma obra que está sendo feita na Vila Alto Barigui. “O córrego enchia e atingia 140 residências”, disse ele, que agradeceu a Rodrigo Rodrigues, secretário de obras e Augusto Meyer do Departamento de Pontes e Drenagens. (Foto 4)

Jornalismo Digital
Colpani (PSB) convidou vereadores, chefes de gabinetes e assessores parlamentares que trabalham na área de comunicação para o seminário ao vivo e online “Jornalismo Digital no Poder Legislativo”, que será transmitido hoje, das 14h às 17h, na sala de reunião das Comissões. Os palestrantes são: Flávio Faria, diretor da Agência Senado; Tarso Rocha, editor de mídias sociais do Senado Federal; Sergio Lerrer do Pro Legislativo; e Daniel Falcão, especialista em direito público e eleitoral. “O acesso ao curso foi adquirido pela Câmara Municipal a pedido da Diretoria de Comunicação e é aberto a todos que tiverem interesse”, disse.

Em tramitação
Logradouro público na rua Edith Ramos Righi, entre as ruas Aldo Laval e Ricardo Emilio Michel, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), poderá ser denominado de praça São Pedro (008.00009.2019). Projeto de lei com a indicação começou a tramitar oficialmente nesta quarta-feira (26), com a leitura no pequeno expediente da sessão plenária. A iniciativa é do vereador Zezinho Sabará (PDT).

Ausência do país
Em requerimento à Mesa Diretora, Serginho do Posto (PSDB) informa a realização de viagem particular, com recursos próprios, entre os dias 6 e 30 de julho (041.00015.2019). Segundo ele, os destinos iniciais são Israel e Espanha. A comunicação de ausências do país é prevista pelo artigo 129 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

Saída de bloco

Requerimento (405.00032.2019) de Ezequias Barros (Patriota) comunica o desligamento do partido do bloco parlamentar constituído por PSB, PP, PL, DEM e PSDB , presidido pelo vereador Paulo Rink (PL). A sigla constituiu bloco parlamentar com o Solidariedade, que também possui uma cadeira na CMC, ocupada por Katia Dittrich (405.00030.2019).

Sessões solenes I

O plenário acatou requerimentos de Tito Zeglin (PDT) para a realização de sessões solenes na CMC, para a entrega de homenagens já aprovadas em plenário, de sua iniciativa (061.00009.2019 e 061.00010.2019). Em 4 de setembro, haverá a entrega do título de Vulto Emérito de Curitiba a Gláucio José Geara, presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), instituído pela lei municipal 15.432/2019.

Sessões solenes II

Na solene de 13 de novembro, Zeglin entregará a Cidadania Honorária da capital ao economista Vilmar Anildo Schultz, natural de Erechim (RS). Ele é ex-gerente geral do Banco do Brasil e desde 2010 preside a Sociedade Thalia. Aprovado em segundo turno no último dia 24, o projeto de lei aguarda a sanção prefeitoral (006.00006.2019).

Fonte: CMC