Cerca de 600 pessoas participaram da reunião do Fala Curitiba, na noite desta quinta-feira (4/4), nas Ruas da Cidadania do Portão e Cajuru. Foi o penúltimo encontro do programa de audiências públicas da Prefeitura para a definição dos temas prioritários para a composição da Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO 2020. Até 9 de agosto serão feitas 80 reuniões, sempre às 19h, para que a população eleja obras e serviços prioritários, que poderão integrar o orçamento da cidade para 2020.

Nesta sexta (5/4), as reuniões serão com os moradores das regionais Santa Felicidade, na Rua da Cidadania (Rua Santa Bertilla Boscardin, 213) e Boqueirão na Rua da Cidadania (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430).

Em todos os encontros é apresentado o andamento das demandas eleitas pela população nas edições anteriores do Fala Curitiba. Em seguida, são distribuídas as fichas para os moradores apontarem os temas que consideram prioritários na regional.

Esta primeira fase, que termina nesta sexta-feira (5/4), tem por objetivo ranquear os temas principais de cada regional. Na segunda fase, de 16 de abril a 19 de junho, as reuniões passarão pelos 75 bairros de Curitiba para o detalhamento desses temas principais.

Já a participação on-line pelo portal fala.curitiba.pr.gov.br fica aberta até o dia 10 de abril, lá os cidadãos podem apontar prioridades em até 10 regionais, mesmo que já tenham votado presencialmente nas reuniões nos bairros.

Portão

O administrador regional do Portão, Gerson Gunha, ressaltou o trabalho que vem sendo feito em todos os bairros da região e o atendimento das demandas eleitas pela população nas edições anteriores do programa Fala Curitiba.

Gunha também ressaltou a importância do Plano de Recuperação de Curitiba, aprovado e defendido pelos vereadores presentes no encontro como ação fundamental para a retomada da manutenção, eficiência, investimentos na cidade.

“Recebemos uma cidade caída, sem equipes de manutenção, roçada, tapa-buracos. Com o Plano de Recuperação de Curitiba foi possível retomar a manutenção da cidade, a cidade está com os salários em dia, as obras saíram do papel e já estão aí nos bairros da regional e em toda a cidade”, disse o administrador regional.

Somando a votação presencial e on-line foram elencados os seguintes temas: infraestrutura urbana, normatização e fiscalização, Guarda Municipal, Defesa Civil municipal, ações de segurança preventiva, ações de prevenção ao uso de drogas, iluminação pública e circulação e sinalização de trânsito.

Cajuru

No mesmo horário, às 19h, aconteceu o encontro do Fala Curitiba da Regional Cajuru, que concentra as demandas dos bairros: Cajuru, Capão da Imbuia, Guabirotuba, Jardim das Américas, Uberaba e Tarumã. A reunião foi conduzida pela administradora regional, Adriane Santos, que apresentou as demandas eleitas e atendidas e abriu a palavra para todos que quiseram se manifestar e defender o que consideram prioritário para a região.

O engenheiro químico e morador do Uberaba Gabriel Kio pediu a palavra para defender mais ações para os jovens da região. “Precisamos de mais incentivo aos jovens no esporte, aliado a cultura e arte urbana, ações que somam a educação”, disse.

Os temas elencados como prioritários pela população foram: Defesa Civil municipal, ações de segurança preventiva; Guarda Municipal; Limpeza Pública, Iluminação Pública; infraestrutura urbana, normatização e fiscalização, circulação e sinalização de trânsito.

Participaram das reuniões os vereadores Edson do Parolin, Serginho do Posto, Zezinho do Sabará, Colpani, Herivelto Oliveira, Oscalino do Povo, Mauro Bobato, Alex Rato; o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske, a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, a assessora de assuntos comunitários da Prefeitura de Curitiba, Juliana Lima; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; a subprocuradora-geral do município, Rosa Maria Alves Pedroso, e o administrador regional do Boqueirão, Ricardo Dias.

Próximas reuniões do programa Fala Curitiba

Sexta-feira - 5/4 - 19h

Regional Boqueirão

Rua da Cidadania Boqueirão (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430)

Regional Santa Felicidade

Rua da Cidadania Santa Felicidade (Rua Santa Bertilla Boscardin, 213)

Fonte: PMC