Na segunda sessão solene desta semana, que marca o aniversário de 326 anos da capital, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) homenageou 39 personalidades, entidades, empresas e instituições com a entrega dos prêmios Mérito Esportivo e Consagração Pública. A solenidade foi realizada nesta quarta-feira (27), no Palácio Rio Branco, sendo presidida por Tito Zeglin (PDT), primeiro vice-presidente do Legislativo.

Instituído pela lei municipal 6.710/1985, o prêmio Consagração Pública é destinado a pessoas jurídicas que se destacaram no exercício de suas atividades em questões importantes para Curitiba, como produtividade, tecnologia, preocupação com o meio ambiente e participação na solução de problemas sociais e comunitários. Já o Mérito Esportivo, estabelecido pela lei municipal 7.756/1991, agracia personalidades que se destacaram em práticas esportivas, em nível nacional ou internacional – sendo atribuído àqueles que prestaram inegáveis e assinalados serviços ao desporto curitibano através de conquistas atingidas ou convocações a representações nacionais, por exemplo.

Atualmente, ambos os prêmios são regulamentados pela lei complementar 109/2018 e entregues em solenidades alusivas às comemorações do aniversário de Curitiba, celebrado no dia 29 de março. “Mérito é tudo aquilo que faz com que uma pessoa seja digna de elogio, de recompensa. Consagração é tornar algo sagrado, digno de respeito e devoção. Reunimos aqui a nata do esporte curitibano e os representantes de destacadas empresas, instituições e organizações da cidade”, frisou Professor Euler (PSD), segundo-secretário do Legislativo, que fez as honras aos homenageados em nome dos 38 vereadores.

“Alguns, suam na prática desportiva de alto nível, algo que é extenuante, em alguns casos até doloroso e às vezes pouco reconhecido. Outros, suam no intuito de manter seus negócios, sonhos e ações sociais em pé, gerando renda para inúmeras famílias ou benefícios a diversas pessoas”, complementou Euler. Bruno Pessuti (PSD) leu o currículo dos 39 homenageados pela Câmara Municipal. A sessão foi transmitida ao vivo pelo YouTube e as fotografias estão disponíveis na rede social Flickr.

Em nome dos premiados, discursou Norman de Paula Arruda Filho, do Instituto Superior de Administração e Economia (Isae), conveniado à Fundação Getúlio Vargas (FGV). Indicado por Serginho do Posto (PSDB) para receber o prêmio Consagração Pública, ele ressaltou o momento “espetacular” que a cidade vive, ao celebrar 326 anos. Para ele, solenidades como as realizadas pelo Legislativo municipal merecem destaque. “A cerimônia de hoje é fantástica, ao reconhecer os esforços de pessoas no esporte e em outras áreas determinantes para o desenvolvimento de Curitiba. Quem pratica essas atividades têm a necessidade de ser reconhecido como combustível, para que novos desafios sejam executados. E isso vale para todas as atividades”.

Segundo Arruda Filho, o trabalho de integração desenvolvido pela CMC na cidade é destaque mundo afora. Ele citou, como exemplo, a visita de Jonas Haertle, representante da ONU, ao Legislativo, em 2017. Conforme o homenageado, a troca de experiências com o então presidente Serginho do Posto fez com que a atuação da Câmara de Vereadores de Curitiba fosse citada em evento internacional na França, “como grande referência da integração entre setores político, esportivo, educacional”. “A CMC é mencionada como um fator que leva, de forma muito clara, um processo de desenvolvimento, de integração com a comunidade”, destacou.

Prêmio Consagração Pública
Este ano, o Prêmio Consagração Pública foi destinado a 20 empresas e entidades (decreto legislativo 14/2018). São elas: Abaré Pizzaria; Associação CriarUm; Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade; Badida - Carnes Nobres; Casa de Repouso Melhor Idade Hebrom; Cinq Technologies; Conselho de Entidades Sociais do Paraná (Consesp); Cursinho Pré-Vestibular Formação Solidária; Ensino Social Profissionalizante (Espro); Escola de Samba Enamorados do Samba; Essencis Soluções Ambientais; Instituto Superior de Administração e Economia (Isae); Lar dos Meninos de São Luiz; Nutri Pet Comércio de Rações; Ong Vai Cair na Prova; Organização Contábil Carlos Muller; Pitlak Bakery Solutions; Quadra Esportiva Arena dos Campeões; Translog; e Vida Promoção Social (VPS). Para saber mais sobre a atuação de cada homenageado clique aqui.

Mérito Esportivo
São 19 os homenageados com o Prêmio Mérito Esportivo em 2019 (decreto legislativo 12/2018): Alessandra Forvile de Andrade Fontoura; Alex Alves Cardoso; Carla Horst Vaine; Cesar Aparecido Jacob; Fábio Cerqueira; Flavio Rogério Ribeiro; Gabriel Anthony Cordeiro Alves; João Victor Ambrosini Ribeiro; Luís Alberto do Valle; Luiz Cesar Annes; Marcos Antônio Benatto; Mirian Wendler Miranda; Paulo Roberto de Oliveira; Paulo Wescher; Rolando Ferreira Junior; Sérgio de Fatima Barbosa; Thais Fidelis dos Santos; Vagner de Oliveira Benedito e Verônica Motta. O currículo de cada um deles pode ser consultado aqui.

Autoridades presentes
Além de Tito Zeglin, a mesa de honra foi composta por Maria Leticia Fagundes (PV), quarta secretária da CMC; Fabiane Rosa (DC); Maria Manfron (PP), vice-corregedora do Legislativo; pelo presidente da Fundação de Ação Social (FAS) e vereador licenciado, Thiago Ferro (PSDB); e pelo diretor do Trabalho da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Éder Colaço.

Alexandre David de Lara, representante do secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, também prestigiou a solenidade. Demais vereadores presentes no Palácio Rio Branco: Sabino Picolo (DEM), presidente da CMC; Alex Rato (PSD), Ezequias Barros (PRP), Geovane Fernandes (PTB), Katia Dittrich (SD), Marcos Vieira (PDT), Mauro Bobato (Pode), Mauro Ignácio (PSB), Oscalino do Povo (Pode), Osias Moraes (PRB), Professor Silberto (MDB), Professora Josete (PT), Serginho do Posto (PSDB), Toninho da Farmácia (PDT) e Zezinho Sabará (PDT).

Fonte: CMC