Integração
No pequeno expediente desta quarta-feira (20), Serginho do Posto (PSDB) informou que a região do Cajuru terá, em breve, uma linha de ônibus intermunicipal que fará integração entre o Terminal Centenário e a cidade de Pinhais. Segundo o vereador, a demanda é do ano de 2005, com vários abaixo-assinados recolhidos entre a população e encaminhados à Comec. “A tarifa ainda precisa ser ajustada. Agradeço ao prefeito Rafael Greca e ao governador Ratinho Junior pela integração, que vai beneficiar a população do Cajuru e de Pinhais”. (Foto 1)

Ferrovia
Ao plenário, Serginho do Posto (PSDB) também comunicou que irá entrar com uma representação, na Justiça, contra a Rumo Transporte Ferroviário devido à falta de manutenção das margens da linha férrea ao longo do trecho urbano de Curitiba. “Desde quando a empresa assumiu [a ferrovia], o serviço vem deixando a desejar. [Falta] roçada, limpeza e melhor sinalização”, observou o vereador.

Infância Segura
O trabalho da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, na implantação da Força-Tarefa Infância Segura de Prevenção e Combate a Crimes Contra a Criança, foi elogiado em plenário por Dr. Wolmir Aguiar (PSC). O parlamentar informou que esteve  com o gestor da pasta, Ney Leprevost, nesta terça-feira (19), quando conversaram sobre os números do Disque Denúncia 181, atendimento aos casos de feminicídio, proteção às mulheres e proteção infantil. “A ideia é vincular este trabalho com a rede de proteção municipal”, informou. (Foto 2)

Níver do BPEC

Vice-líder do prefeito Rafael Greca na CMC, Osias Moraes (PRB) informou que participou, nesta terça-feira (19), das comemorações do 11º aniversário do BPEC – Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária da Polícia Militar. “[É] uma unidade da corporação que cumpre uma função importantíssima no estado. [Mas] o batalhão precisa de investimentos para atender melhor as escolas. [Principalmente] neste momento em que as escolas estão sendo roubadas, invadidas”, observou. O parlamentar disse ter representado o Legislativo na solenidade. (Foto 3)

Canil clandestino

Katia Dittrich (SD) comunicou aos vereadores que acompanhou, nesta terça-feira (19), uma operação que resultou no fechamento de um canil clandestino na região do Butiatuvinha. Na ação conjunta da Rede de Defesa e Proteção Animal com a Delegação de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) da Polícia Civil, mais de 40 cães de raça foram apreendidos. Segundo a vereadora, os animais sofreram maus-tratos e estavam em local impróprio. Havia, inclusive, cadelas com cesáreas mal feitas. Medicamentos e seringas vencidas também foram apreendidos no local. Ela agradeceu ao prefeito de Curitiba, Rafael Greca, “pelo apoio à proteção animal”. (Foto 4)

Purple Day

Celebrado em 26 de março, o Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia, chamado de Purple Day, foi resgatado em plenário por Felipe Braga Côrtes (PSD). Ele informou que no próximo domingo (24), às 15 horas, será realizada uma reunião no Jardim Botânico para troca de informações sobre a doença, visando a redução do preconceito  às pessoas que sofrem de epilepsia. “A cor roxa é associada à solidão, sentimento que acomete as pessoas que convivem com epilepsia”, explicou o parlamentar, que orientou os presentes a buscar mais informações sobre o assunto no site da Liga Brasileira de Epilepsia. (Foto 5)

Cargo no Governo do Paraná

Felipe Braga Côrtes (PSD) comunicou ao plenário que nesta quarta-feira (20) faria seu último pronunciamento na tribuna, antes de se licenciar da CMC para assumir um cargo na Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná. Ele informou que foi convidado pelo gestor da pasta, Ney Leprevost, para atuar na área da pessoa com deficiência e disse esperar contribuir com seu trabalho na melhoria da qualidade de vida de todos os paranaenses. A data da posse no Governo do Estado ainda não confirmada pelo vereador.

Festival de Teatro I
“É um evento da cidade para a cidade, que pretende ocupar as ruas”, afirmou o diretor do Festival de Teatro de Curitiba, Leandro Knopfholz. Ele reforçou o convite aos vereadores para a abertura da 28ª edição do evento, às 19 horas da próxima terça-feira (26), no teatro Guaíra. O convidado destacou que o festival terá espetáculos em 80 espaços, até o dia 7 de abril, “por toda a cidade”, inclusive atividades gratuitas. (Foto 6)

Festival de Teatro II
“A cultura é uma ferramenta fundamental de convivência, de tolerância”, acrescentou Knopfholz, em referência à fala da secretária nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Sandra Terena. “É o maior festival [de teatro] da América Latina. Temos que apoiar e ter orgulho”, reforçou o vereador Jonny Stica (PDT).

Utilidade pública
A Associação Cooperativa de Eventos e Serviços Paraná Social poderá receber a declaração de utilidade pública municipal (014.00009.2019). Lida no pequeno expediente da sessão desta quarta-feira (20), a proposta de lei é de iniciativa do vereador Cacá Pereira (DC).

Afonso Pena
Por meio da ferramenta de solicitação de informações a outros órgãos públicos ou privados, Mauro Ignácio (PSB) aciona o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de São José dos Pinhais. O vereador pergunta quantas autuações foram emitidas por "estacionamento em desacordo com a sinalização" no pátio do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em 2017 e em 2018 (074.00015.2019). Dentre outros itens, ele também quer saber quanto foi arrecadado com essas multas, qual a destinação desses recursos, qual o tempo utilizado para os agentes diferenciarem o embarque ou desembarque do estacionamento irregular e se imagens do circuito de segurança podem ser solicitadas como provas para o recurso.

Linha Verde

Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, Noemia Rocha (MDB) questiona as obras de revitalização e reforma da Linha Verde (062.00111.2019). A vereadora requer, por exemplo, os cronogramas iniciais e atualizados de cada obra, além de dados sobre processos licitatórios, contratos e eventuais aditivos.

Fonte: CMC