“Fechamos o segundo ano consecutivo no positivo. Estão pagos todos os salários, incluindo os décimos terceiros adiantados, todos os fornecedores, convênios, dívidas e – o que é raridade no Brasil – até os precatórios judiciais. Tudo pago, rigorosamente em dia”, afirmou o prefeito Rafael Greca, na abertura dos trabalhos legislativos desta segunda-feira (4). A sessão plenária, que reuniu diversas autoridades no Palácio Rio Branco, foi marcada pela apresentação do balanço de ações do Poder Executivo e das propostas da nova Mesa Diretora da Casa, comandada pelo presidente Sabino Picolo (DEM).

Antes de comentar os números da gestão, Rafael Greca entregou, a cada um dos 38 vereadores, uma revista que reúne as principais atividades, projetos e investimentos feitos pela prefeitura em 2017 e 2018. Conforme o prefeito, a cidade é uma das poucas capitais que manteve em dia o pagamento do funcionalismo público devido ao apoio da CMC. “Aos poucos fizemos muito. Nossa primeira obra foi o Plano de Recuperação, associado ao novo modelo de austeridade com os recursos públicos e com o inestimável apoio desta Câmara Municipal – então liderada pelo vereador Serginho do Posto [PSDB]. Temos certeza da mesma identidade de propósitos com esta nova Mesa Diretora, liderada pela experiência do vereador Sabino Picolo [DEM]”, agradeceu.

O prefeito informou que a Prefeitura de Curitiba quitou R$ 9,7 milhões referentes às horas extras dos servidores que, segundo ele, estavam atrasadas desde a gestão anterior. “Somos a única cidade do Brasil com Lei de Responsabilidade Fiscal Municipal e despesas com previdência incluídas na lei orçamentária”. Além disso, mais de 1.400 novos profissionais teriam sido contratados e um concurso público foi aberto para o preenchimento de 134 novas vagas para cargos como arquiteto, biólogo, engenheiro agrônomo, engenheiro de segurança do trabalho e auditor fiscal.

“Tenho certeza de que essa Casa nunca lhe faltou e nunca lhe faltará. Porque uma Casa que falta com o prefeito, falta com sua cidade”, respondeu Pier Petruzziello (PTB), ao agradecer Rafael Greca por reconduzi-lo ao cargo de líder do governo no Legislativo. “Curitiba já se recuperou [financeiramente] e vive um grande momento, de grandes obras, grandes conquistas. Prefeito, vamos em frente. Temos ainda muito a fazer por Curitiba. Não vamos parar, é só começo”, complementou o vereador, em nome dos colegas parlamentares.

Fonte: CMC