Nesta quarta-feira (13), foram instaladas sete comissões permanentes da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), com a escolha de seus presidentes e vice, respectivamente. Paulo Rink (PR), por exemplo, foi eleito presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, sendo o vice Serginho do Posto (PSDB). “Obrigado pela confiança nessa comissão que tem um grande trabalho na elaboração do Orçamento da cidade”, disse Rink. As reuniões ordinárias serão quinzenais, às 8h, nas terças-feiras. O próximo encontro está agendado para 19 de fevereiro.

Já a Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação será presidida por Serginho do Posto, com Paulo Rink, na vice-presidência. “Faremos um trabalho conjunto. A comissão tem um desafio importante neste ano que é a discussão da revisão da Lei de Zoneamento, que interessa a todos os curitibanos”, afirmou Serginho. Com reunião marcada para o dia 24 de fevereiro, ficou acordado que os encontros serão também quinzenais, nas segundas-feiras, às 8h.

Além das comissões permanentes, hoje foi também instalada a Comissão Especial que irá analisar a alteração da Lei Orgânica do Município, conforme o projeto de emenda (001.00002.2017). A matéria trata especificamente dos casos em que é permitido ou vedado aos vereadores assumirem cargos na administração direta do Município, Estado ou União, salvo em casos de renúncia de mandato.

Tito Zeglin (PDT) foi eleito presidente do colegiado e Bruno Pessuti (PSD), o relator, o qual já recebeu o projeto para emissão de parecer. Ainda compõem a comissão Beto Moraes (PSDB), Colpani (PSB), Cristiano Santos (PV), Mauro Bobato (Pode), Osias Moraes (PRB), Paulo Rink e Rogério Campos (PSC). Os encontros do grupo serão realizados todas as segundas-feiras, após a sessão plenária.

Ainda faltam as eleições para as comissões de Educação, Cultura e Turismo e de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos. Você pode conferir todos os integrantes das comissões aqui. Veja abaixo os escolhidos para comandar os demais colegiados:

Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência: Pier Petruzziello (PTB), presidente, Tito Zeglin, vice. Reuniões às quartas-feiras, 8h30.

Saúde, Bem-Estar Social e Esporte: Dr. Wolmir Aguiar (PSC) presidente, Oscalino do Povo (Pode), vice. Horário ainda não definido.

Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública: Maria Leticia Fagundes (PV), presidente, Herivelto Oliveira (PPS), vice. Reuniões às quartas-feiras, 8h30.

Serviço Público: Mauro Ignácio (PSB), presidente, Ezequias Barros (PRP), vice. Reuniões às terças-feiras, 8h30.

Participação Legislativa: Professor Euler (PSD), presidente, Oscalino do Povo, vice. Reuniões quando houver demanda.

Leia também: CCJ elege Julieta Reis presidente; vice será Osias Moraes

Colaboraram: João Cândido Martins e Filipi Oliveira
Fonte: CMC