Conselho Tutelar I
"Eu avisei. Eu falei aqui, por 3 vezes, que o processo de eleição estava equivocado. Que tinha problemas. Foi uma salada mista, com problemas diversos", criticou Ezequias Barros (Patriota), referindo-se à anulação da eleição para o Conselho Tutelar de Curitiba. O anúncio foi feito pelo Comtiba (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), na noite de domingo, por problemas no uso das urnas eletrônicas.

Conselho Tutelar II
Ezequias Barros parabenizou o Ministério Público do Paraná por pedir a anulação das eleições. Para o vereador, a presidente da comissão eleitoral formada pelo Comtiba para dirigir o processo, Marjorye Gaiovicz, deveria "pedir para sair". "Que deixe [o posto] para alguém que tenha competência [para fazer as eleições]", disse. Barros anunciou que entrará com ação judicial para anular item do edital que, na visão do parlamentar, restringiu as candidaturas. (Foto 1)

Apito de trens
O vereador Serginho do Posto (PSDB), ao fazer um balanço da audiência pública realizada na CMC na última quinta, lamentou não ter sido apresentada solução pela concessionária Rumo para o uso do apito sonoro dos trens dentro da área urbana. "Agora procuraremos o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte) e o MPF (Ministério Público Federal)", alertou. (Foto 3)

Parlamento Feminino
A exemplo do que é feito no Parlamento Jovem, em parceria com o TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), a Câmara Municipal de Curitiba apoiará programa de capacitação de mulheres interessadas em ingressar na política. "De 20 a 22 [de outubro] o TRE-PR dará a parte teórica, depois vamos trazer elas para o parlamento, para simular sessões plenárias e outras atividades. A intenção é fomentar a participação e que elas tenham um conhecimento do que é a Casa", anunciou Noemia Rocha. (Foto 2)

Farmácia Animal
Foi aprovado, em votação simbólica, sugestão ao Executivo para que seja instituída em Curitiba a Farmácia Animal (201.00067.2019). Proposta por Fabiane Rosa (DC), a ideia seria, a exemplo do Banco de Ração, que a prefeitura recebesse doações de medicamentos e colocasse esses materiais à disposição de ONGs e cuidadores, por exemplo, desde que previamente cadastrados. “As famílias que buscarem os remédios deverão apresentar receituário médico”, explicou. (Foto 4)

Isenção de taxa

Professor Silberto pede que a Prefeitura de Curitiba considere isentar da taxa de publicidade anúncios veiculados em veículos de transporte escolar desde que eles tratem de temas educativos, como a conscientização ambiental, informações sobre saúde pública e ações de combate ao suicídio (203.00183.2019). A sugestão foi aprovada em votação simbólica, após defesa do parlamentar em plenário. (Foto 5)

Minuto de silêncio
Por pedido de Colpani (PSB), apoiado por Tito Zeglin (PDT), a Câmara Municipal de Curitiba guardou um minuto de silêncio em respeito ao falecimento do ex-radialista, apresentador de televisão e deputado estadual Ricardo Chab. Ele morreu no dia 3 de outubro, em consequência de um infarto.

Fonte: CMC

Silberto_-_tribuna_1_ROD_2307.JPG