cam.jpeg

Na noite desta quarta-feira (6) a Câmara Municipal concedeu o título de cidadão honorário de Curitiba ao empresário Abilio de Oliveira Santana. A iniciativa da homenagem foi do vereador Mauro Ignacio (PSB) e a cerimônia foi presidida pelo vereador Serginho do Posto (PSDB).

Em sua saudação ao homenageado, Mauro Ignacio lembrou que Abilio de Oliveira Santana nasceu na cidade de Colorado, no Paraná, mas muito cedo mudou-se para Diamante do Oeste, onde concluiu o antigo curso ginasial. Em 1980 veio para Curitiba onde trabalhou no ramo da construção civil [trabalhava de dia e estudava à noite]. Passou para o setor de almoxarifado da construção do shopping Mueller. No final da obra, foi contratado pelo shopping, onde trabalhou nos 10 anos seguintes. “Como observador e empreendedor que era, por trabalhar no setor de compras, teve seus primeiros contatos com o setor gráfico, percebendo naquele mercado uma oportunidade de empreender”.

Montou uma pequena tipografia onde fazia trabalhos artesanais, cartões de visitas, convites de casamentos etc., trabalhando no período da noite e finais de semana, durante um ano. Saiu do seu emprego no shopping e comprou uma impressora  “financiada e paga com muito trabalho e determinação”, afirmou Ignácio. Em 2003, cursou Gestão Empresarial (IDE - Instituto de Desenvolvimento Empresarial) e no mesmo ano construiu sua sede própria. Teve 11 impressoras Heidelberg. Em 2014 comprou a Heidelberg CD 102 [a “Ferrari” das impressões]. O equipamento possui mais de 40 toneladas.

De acordo com Ignacio, a Hellograf está entre as gráficas mais modernas do Brasil, com capacidade de imprimir uma média de 80 mil folhas, coloridas, frente e verso, por hora. O vereador lembrou ainda que o homenageado é presidente do Sindicato da Indústrias Gráficas do Estado do Paraná (SIGEP) (Gestão 2016/2019); vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) (Gestão 2015/2019) e coordenador do Conselho Temático da Micro, Pequena e Média Industria Estado do Paraná.

Agradecimento
Abilio de Oliveira Santana iniciou sua fala de agradecimento destacando que a responsabilidade social é uma doação de si para o outro, “é envolver-se com a causa que defende”, disse ele. O homenageado disse ser uma alegria muito grande levantar a cabeça e ver familiares e amigos. “Nossos sonhos nos movem”, disse Abilio que lembrou das dificuldades do tempo em que ainda morava “na roça” com seus pais – que estavam presentes à cerimônia. O homenageado agradeceu a Curitiba, “cidade que me recebeu há 38 anos e me oportunizou ser um empresário do setor gráfico”. Emocionado, Abilio disse: “se eu pudesse resumir o que estou sentindo a palavra seria gratidão”.

Prestação de contas
Serginho do Posto aproveitou a ocasião para destacar que, há um ano e seis meses, compõe – ao lado de Mauro Ignacio, que é segundo-secretário - a Comissão Executiva, isto é, o comando da Câmara. Neste período, a Casa conseguiu fazer uma economia de R$ 43 milhões, valor que foi revertido à prefeitura, para que o dinheiro seja aplicado em obras que beneficiem a população. De acordo com ele, prezou-se pela economicidade, com revisão de contratos, redução de serviços, redução na locação dos veículos (30% do que era pago anteriormente), mudança na compra dos selos (com economia de 10% em relação ao que era gasto). Na parte administrativa houve a reformulação do Regimento Interno da Câmara. “A Câmara tem se pautado pela transparência dos seus atos”, finalizou Serginho.

Compuseram a mesa Serginho do Posto, presidente da Casa; o homenageado; Simone da Graça das Chagas Lima, representando o prefeito Rafael Greca; Germano Santos, representando o senador Álvaro Dias; Samuel Leiner, diretor da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP); vereador Mauro Ignacio e José Toaldo Filho, tesoureiro do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná.

Também estavam presentes Ney da Nóbrega Ribas, presidente da Observatório Social do Brasil; Edson Campagnolo, presidente do sistema FIEP, SESI, SENAI e IEL; Biratã Higino Almeida Giacomoni, diretor-secretário do sistema FIEP, SESI, SENAI e IEL; Jair Leite, presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional Paraná (ABIGRAF); Luiz Fernando Torres Cardozo, presidente da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Participantes de Fundos de Pensão do Setor de Telecomunicações no Paraná; José Antonio Fares, diretor regional do SENAI Paraná e superintendente do SESI e IEL Paraná; Cândido Dembinski, do Rotary Santa Felicidade; Denise Luciene Lipinski Ruthkoski, chefe do Núcleo Regional de Educação de Santa Felicidade; Sidney Paciornik, conselheiro do SIGEP ABIGRAF; Heverton Diniz representando o deputado estadual Ney Leprevost.

Fonte: CMC