instagramcmc.jpeg

Com o objetivo de aumentar a participação popular nas discussões sobre a cidade, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) lançou, nesta quarta-feira (12), sua conta oficial na rede social de vídeos e fotos Instagram, @CmaradeCuritiba – o Legislativo já está no Youtube, Facebook, Twitter e Flickr. O presidente da Casa, Serginho do Posto, (PSDB), parabenizou em plenário a equipe da Diretoria de Comunicação, envolvida no trabalho. “É mais uma ferramenta de transparência para que a população de Curitiba possa acompanhar os trabalhos realizados por todos os parlamentares”, emendou Bruno Pessuti (PSD).

O diretor de Comunicação, Filipi Oliveira, explicou que todo o material é desenvolvido pelos funcionários da diretoria, sem agência de publicidade ou de comunicação. “A intenção é que seja inovador, colorido, alegre, dando uma sensação de leveza ao conteúdo, sendo informativo sem ser sisudo. Queremos divulgar as ações do Legislativo de maneira diferente do que fazemos hoje nas nossas outras mídias sociais e atingir principalmente o público jovem para que tenham educação e formação política.”

Dentre as ações que a Diretoria de Comunicação pretende fazer nos próximos meses está a “CMC na Rua”, e a ideia é que seja o carro-chefe do Instagram do Legislativo. O que é discutido dentro da CMC será repercutido nas ruas de Curitiba, e o que é discutido nas ruas de Curitiba será levado para a rede social para que toda a cidade possa ser informada, formar sua crítica e contribuir com o debate legislativo.  

“Vereador nº 39” é outra proposta, pensado para valorizar lideranças comunitárias que se destacam nas comunidades por um trabalho que sirva como exemplo de cidadania, respeito ao próximo, empreendedorismo e participação política. O intuito é motivar a população a se envolver com o que acontece ao seu redor, despertar um interesse político que, não necessariamente, precisa passar pelo processo eleitoral. Já o projeto “Leis Curitibanas” vai resgatar normas municipais em vigor que afetam no dia a dia das pessoas e que muitos desconhecem.

A tradicional hashtag #tbt – a sigla da expressão #throwbackthursday que é usada sempre às quintas-feiras pelos usuários do Instagram que publicam conteúdos do passado e que remetem a uma lembrança – também será explorada pela CMC. A partir dela, o projeto Nossa Memória, que conta histórias da cidade e do próprio Legislativo, será resgatado para os seguidores da conta do Legislativo. Um exemplo, é a exposição Curitiba Ontem e Hoje, que compara fotos antigas aos mesmos locais na atualidade (realizada no Palácio Rio Branco em 2016), além da Galeria das Ex-Vereadoras, que conta a história da trajetória das mulheres na política curitibana.

Outros projetos já realizados nas redes sociais Facebook e Youtube devem ser retomados no Instagram: o “Aqui também é Curitiba”, com foco em mostrar lugares desconhecidos da cidade e o “Eu Discuto”, com foco no debate político, com vários temas que podem ser debatidos pela população. A agenda da Câmara de Vereadores – com a pauta de votações nas comissões permanentes e no plenário, as audiências públicas e demais atividades legislativas – também terá espaço no Instagram, além de informações sobre prestações de contas.

A interatividade com a CMC no Instagram foi pensada a partir da criação da hashtags #VcnaCMC #CâmaraCuritiba #CMCnaRUA #CMC e #AquitbméCuritiba. A ideia, segundo a Diretoria de Comunicação, é que os usuários utilizem essas hashtags para marcar vídeos, fotos, comentários e stories na rede social, que serão monitoradas pela equipe e compartilhadas com os seguidores da conta.

fonte: CMC