O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB), e o quarto-secretário, Cristiano Santos (PV), receberam na manhã desta sexta-feira (7) o cônsul geral do Peru, Arturo Jamara. É a segunda visita internacional recepcionada pelo Legislativo em julho, mês do recesso parlamentar. Na terça (4), o vereador Eun Taek, do Conselho Metropolitano da cidade de Busan, na Coreia do Sul, esteve na Câmara.  Arturo Jamara está planejando uma semana cultural peruana. “Queremos apresentar uma mostra fotográfica, um ciclo de cinema, artistas plásticos e, claro, nossa gastronomia, com toda a riqueza de peixes e frutos do mar. Tudo isso para difundir a cultura peruana, que é riquíssima”, disse o cônsul geral do Peru. A data ainda não está confirmada. A intenção é que seja realizada no mês de outubro ou de novembro.  “A Câmara tem um papel articulador. Vamos dar visibilidade a essa semana cultural e também a outras atividades que vocês queiram divulgar”, afirmou Serginho do Posto, que fez um convite para que o cônsul participe da Tribuna Livre. “É um espaço democrático de debates, durante as sessões plenárias, em que vocês poderão apresentar as ideias para todos os vereadores”, lembrou Cristiano Santos. “E o conteúdo vai para o mundo, porque nossas sessões plenárias são transmitidas em tempo real pelo YouTube”, complementou Serginho do Posto. O diretor-geral da Câmara Municipal, Nilton Cordoni Júnior, também participou da reunião. Arturo Jamara destacou também a consolidação da economia peruana. “Tivemos tempos difíceis, de terrorismo e de hiperinflação. Mas com muito esforço, o povo peruano trabalhou para chegarmos nesse patamar, de crescimento de 3% em 2016 e previsão de 2,6% para 2017, com estabilidade econômica e também política”, destacou. “A força do Peru está na mineração e na pesca”, destacou o cônsul geral do Peru.  Ele esteve acompanhado do cônsul do Peru no Paraná, Luis Henrique Sossella Costa Lima, e da presidente da Associação Peruana Brasileira, Adela Macedo dos Reis Lopes, que também preside a Associação de Integração Latino-americana de Curitiba. “Tivemos uma agenda com a vice-governadora [Cida Borghetti (PP)] para levar nossos acervos para o Museu Oscar Niemeyer. Também temos uma reunião agendada, neste mês, com o prefeito Rafael Greca”, contou Costa Lima.  Adela destacou a importância do turismo no Peru. “Costumo dizer que o Peru não tem um ponto turístico. O Peru é um ponto turístico. Além das cidades de Lima, Cusco e Machu Picchu, temos as Ilhas Ballestas, o oásis de Huacachina e o complexo arqueológico de Pachacamac”, disse. Ela também fez o convite para a missa, em homenagem ao Mês do Migrante, que será celebrada neste domingo, às 11h, na Paróquia São José e Santa Felicidade. “Depois teremos uma festa típica, com música andina e danças folclóricas”, informou.   Fonte: CMC

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB), e o quarto-secretário, Cristiano Santos (PV), receberam na manhã desta sexta-feira (7) o cônsul geral do Peru, Arturo Jamara. É a segunda visita internacional recepcionada pelo Legislativo em julho, mês do recesso parlamentar. Na terça (4), o vereador Eun Taek, do Conselho Metropolitano da cidade de Busan, na Coreia do Sul, esteve na Câmara. 

Arturo Jamara está planejando uma semana cultural peruana. “Queremos apresentar uma mostra fotográfica, um ciclo de cinema, artistas plásticos e, claro, nossa gastronomia, com toda a riqueza de peixes e frutos do mar. Tudo isso para difundir a cultura peruana, que é riquíssima”, disse o cônsul geral do Peru. A data ainda não está confirmada. A intenção é que seja realizada no mês de outubro ou de novembro. 

“A Câmara tem um papel articulador. Vamos dar visibilidade a essa semana cultural e também a outras atividades que vocês queiram divulgar”, afirmou Serginho do Posto, que fez um convite para que o cônsul participe da Tribuna Livre. “É um espaço democrático de debates, durante as sessões plenárias, em que vocês poderão apresentar as ideias para todos os vereadores”, lembrou Cristiano Santos. “E o conteúdo vai para o mundo, porque nossas sessões plenárias são transmitidas em tempo real pelo YouTube”, complementou Serginho do Posto. O diretor-geral da Câmara Municipal, Nilton Cordoni Júnior, também participou da reunião.

Arturo Jamara destacou também a consolidação da economia peruana. “Tivemos tempos difíceis, de terrorismo e de hiperinflação. Mas com muito esforço, o povo peruano trabalhou para chegarmos nesse patamar, de crescimento de 3% em 2016 e previsão de 2,6% para 2017, com estabilidade econômica e também política”, destacou. “A força do Peru está na mineração e na pesca”, destacou o cônsul geral do Peru. 

Ele esteve acompanhado do cônsul do Peru no Paraná, Luis Henrique Sossella Costa Lima, e da presidente da Associação Peruana Brasileira, Adela Macedo dos Reis Lopes, que também preside a Associação de Integração Latino-americana de Curitiba. “Tivemos uma agenda com a vice-governadora [Cida Borghetti (PP)] para levar nossos acervos para o Museu Oscar Niemeyer. Também temos uma reunião agendada, neste mês, com o prefeito Rafael Greca”, contou Costa Lima. 

Adela destacou a importância do turismo no Peru. “Costumo dizer que o Peru não tem um ponto turístico. O Peru é um ponto turístico. Além das cidades de Lima, Cusco e Machu Picchu, temos as Ilhas Ballestas, o oásis de Huacachina e o complexo arqueológico de Pachacamac”, disse. Ela também fez o convite para a missa, em homenagem ao Mês do Migrante, que será celebrada neste domingo, às 11h, na Paróquia São José e Santa Felicidade. “Depois teremos uma festa típica, com música andina e danças folclóricas”, informou.  

Fonte: CMC