rj.jpeg

Experiências de gestão pública e as dificuldades enfrentadas pelos municípios em consequência da crise econômica por qual passa o Brasil foram alguns dos temas debatidos entre o presidente da Câmara de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB), o presidente do Legislativo de Piraí (RJ), Mário Hermínio da Silva Carvalho (PMDB). O encontro foi realizado na manhã desta quinta-feira (29) na sala de reuniões da Presidência.

Serginho do Posto comentou sobre o plano de ajuste econômico promovido pela gestão do prefeito Rafael Greca – parte dele já aprovado pelos vereadores – e ressaltou que o atual momento demonstra a necessidade de mais profissionalismo na gestão pública. “Não podemos mais admitir que os prefeitos encerrem suas gestões e deixem de 'herança' dívidas de grande valor. Os legislativos é que acabam resolvendo um problema que é de gestão”. O presidente falou também sobre a administração do Legislativo da capital, que tem possibilitado inclusive socorro financeiro à prefeitura nos últimos anos.

Já o vereador Mário Hermínio, que está em seu quarto mandato em Piraí, município que fica a 70 km da cidade do Rio de Janeiro, admitiu que a crise financeira de seu estado tem prejudicado a prestação dos serviços públicos, especialmente nos pequenos municípios. “Apesar disso, temos bons indicadores de educação e saúde e o salário do funcionalismo está em dia”, explicou.

Também participaram do encontro Nilton Cordoni Júnior, diretor-geral da Câmara de Curitiba, e os seguintes servidores da Câmara de Piraí: Sônia Neiva de Lima, diretora-geral; Valcir Pereira Vasconcelos, chefe de gabinete do vereador; e Thais Liboa, assessora de gabinete.

Fonte: CMC