Na noite desta quarta-feira (22), a Câmara Municipal de Curitiba fez a entrega do prêmio Servidor Público Padrão para 17 pessoas, indicadas pelos vereadores no ano de 2017. O Legislativo presta essa homenagem há 14 anos, desde a instituição da lei municipal 10.680/2003, destacando servidores e empregados públicos, ativos ou inativos, que tenham se destacado por seu trabalho. O presidente da Câmara, Serginho do Posto (PSDB), dirigiu o evento, realizado no Palácio Rio Branco (096.00001.2017).

O vereador Mauro Ignacio (PSB), que é servidor público estadual há 35 anos, fez a saudação aos homenageados. "Não se constrói uma nação organizada, que atenda os anseios e demandas da população de forma digna, sem servidores públicos comprometidos e compromissados", disse ele. “Nossos homenageados representam 32 mil servidores públicos, 190 servidores da Câmara Municipal e 16 mil aposentados. A cidade tem nos seus servidores públicos sua maior engrenagem", acrescentou.

Simone da Graça das Chagas Lima agradeceu em nome de todos os homenageados. Ela iniciou sua fala destacando o quanto é precioso ser lembrado como servidor público que possui um diferencial. "Seria por termos escolhido sermos servidores públicos? Simples assim? Ou seria por atendermos o cidadão [o nosso cliente] com responsabilidade, com respeito, com dignidade, com benevolência, com bom humor, com cuidado e por que não dizer, com carinho?", perguntou. Ela destacou que se os homenageados não tivessem trabalhado com colegas movidos pelas mesmas motivações, não estariam recebendo a homenagem. "Sozinhos não construímos nada", ponderou.

"Nem tudo foram rosas", prosseguiu Simone Lima, “houve percalços, por vezes com a comunidade, por vezes com colegas, por vezes com os gestores. Essas barreiras não foram impedimento para que desempenhássemos nossas atividades com honestidade, eficiência e comprometimento com o serviço público". Ela concluiu com uma frase da poeta negra Maya Angelou, falecida nos EUA em 2014: "aprendi que as pessoas vão esquecer o que você disse, esquecer o que você fez, mas elas nunca vão esquecer o que você as fez sentir".

Confira todas as fotos da solenidade no Flickr

Currículos
Ana Márcia Souza de Matos Gonzalez, indicada por Tito Zeglin (PDT): arquiteta e urbanista com especialização em Administração Municipal e Gestão Sustentável das Cidades, trabalhou na iniciativa privada até 1993, quando ingressou na Prefeitura de Curitiba, e desde então tem atuado na Secretaria de Urbanismo. É membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Presidente da CAPC – Comissão de Avaliação do Patrimônio Cultural.

Anderson Linckold Friedrich Coelho, por iniciativa de Tico Kuzma (Pros): tecnólogo em Gestão Financeira, é servidor da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Atuou em diversas áreas da empresa e hoje é responsável pela Gestão de Manutenção da Região Sul de Curitiba, setor responsável por atender mais de um milhão de pessoas.

Antônio Carlos Walter, via Bruno Pessuti (PSD): professor de karatê, foi soldado da Polícia Militar do Paraná, integrou a equipe da 2ª Companhia de Polícia de Choque e Operações Especiais (COE). Posteriormente ingressou na Casa Militar do Governo do Estado do Paraná.

Carlos Barbosa Júnior, por Goura (PDT): servidor de carreira da Câmara Municipal de Curitiba, é licenciado em Letras e pós-graduado em Literatura Brasileira e História Nacional. Participou da implementação da Escola do Legislativo, onde ministrou diversos cursos. É membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e poeta, atividade pela qual já foi premiado.

Cinthya Catherine Martins Carvalho, por Pier Petruzziello (PTB): graduada em Odontologia e em Magistério Superior, é profissional de carreira da Secretaria Municipal de Educação. Atuou em vários CEIs (Centros de Educação Infantil) e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), deixando a odontologia para dedicar-se à educação. Tornou-se referência nacional nos projetos que desenvolveu e levou o Núcleo Regional de Educação do Boqueirão a tornar-se modelo nacional em relação ao Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Guilherme Leão Thimoteo, indicado por Dona Lourdes (PSB): bacharel em Ciências Econômicas, é servidor da Prefeitura de Curitiba, designado para prestar serviços na Administração Regional do Portão, como coordenador técnico da unidade. É responsável pelo Programa Semeador, pela Defesa Civil e pelas demandas da Central 156 na Regional.

Henrique Ribeiro, por Noemia Rocha (PMDB): com uma relevante carreira militar, é major do Quadro Especial de Oficiais Policiais Militares. Formado em Gestão Pública, atualmente é Chefe da Seção de Direitos da Diretoria de Pessoal da Polícia Militar do Paraná, coordenador de Recursos Humanos e adjunto da secretaria executiva da Associação da Vila Militar.

Jussimara Campelo, por Toninho da Farmácia (PDT): graduada em Arquitetura e Urbanismo, possui especialização em Cultura da Cidade, Educação, Meio Ambiente e em Gestão de Cidades. Ingressou na Secretaria Municipal de Urbanismo em 1964, onde atualmente é membro do Conselho Municipal de Urbanismo. Fez parte da Comissão de Avaliação do Patrimônio Cultural e da Câmara Técnica do Meio Ambiente. É palestrante e ministra cursos sobre Legislação de Construção.

Ligiane Marcelino Weirich, por Cristiano Santos (PV): mestre em Educação e Ciências, especialista em Educação Ambiental, é diretora do CMEI Ruth Cardoso na Vila Icaraí. Destaca-se na comunidade por sua competência e paixão com as quais desenvolve suas atividades como servidora pública, diretora, líder comunitária e pela luta em prol das famílias.

Lucineia Modesto Gazola, por Felipe Braga Côrtes (PSD): dedicada à Educação Especial desde 1995, é servidora pública estadual desde 2004. Formada em Artes Visuais, com pós-graduação em Fundamentos do Ensino da Arte e Educação Especial, atua como professora de Arte na Escola Especializada Primavera.

Marcos André da Luz, por Zezinho Sabará (PDT): licenciado em Educação Física, com especialização em Saúde Coletiva e Saúde da Família, ingressou na Prefeitura de Curitiba como orientador em Esporte e Lazer. Em 2009, através de processo seletivo passou a atuar na Secretaria Municipal de Saúde e atualmente é Coordenador e Autoridade Sanitária da Unidade de Saúde Cândido Portinari na região da Cidade Industrial de Curitiba.

Marise Lima Peron, por Professor Silberto (PMDB): cursou Magistério e Pedagogia, especializando-se em Educação Especial e Inclusiva. Dos seus 31 anos de profissão, 23 anos foram dedicados ao Município de Curitiba e, destes, 19 anos à Escola Municipal Madre Teresa de Calcutá, onde é diretora, valorizando o trabalho em equipe e desenvolvendo projetos na área da Educação.

Marli Teixeira Leite, por Julieta Reis (DEM): graduada em Educação Física, possui especialização em Administração e Marketing Esportivo e em Administração e Políticas Públicas. Chefe de núcleo da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer na Regional Cajuru, atua no desenvolvimento de planos, projetos comunitários e programas voltados à área de esporte, lazer e qualidade de vida.

Mauro Cézar Kugler, por Ezequias Barros (PRP): engenheiro Civil, é servidor público municipal desde 1995, quando ingressou na Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). Fez parte do quadro da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e retornou à Cohab em 2003. Tendo passado por diversas gerências e desenvolvidos inúmeros projetos, neste ano assumiu como Diretor Técnico da Cohab.

Simone da Graça das Chagas Lima, por Mauro Ignácio (PSB): graduada em Educação Física e pós-graduada em Treinamento Desportivo, ingressou no quadro funcional da Prefeitura de Curitiba em 1998. Desde então presta serviços à população tendo atuado na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e na Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente ocupa o cargo de Administradora Regional de Santa Felicidade.

Tânia Maria Acco, indicada por Professor Euler (PSD): atual diretora do Colégio Estadual de Paraná, foi a primeira diretora eleita após 46 anos de indicações do Executivo, com 70% dos votos. Tem formação em Letras e especialização em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua. Completa 20 anos de carreira neste ano, coordenando em torno de 7.000 alunos diariamente. Seu relevante trabalho é reconhecido e valorizado por toda a comunidade do mais tradicional colégio do Estado.

Indicada pelo vereador Dr. Wolmir Aguiar (PSC), Roseli Marinho Rodrigues não pode comparecer ao evento, mas compõe a lista de servidores homenageados pela Câmara. Nascida em 1946, aos 19 anos de idade ingressou na Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, órgão no qual trabalhou por décadas e que é o responsável, no Paraná, pelas políticas públicas voltadas ao setor agropecuário.

Compareceram ao evento os vereadores Tito Zeglin (PDT), Dona Lourdes (PSB), Pier Petruzziello (PTB), Professor Silberto (PMDB), Professor Euler (PSD), Goura (PDT), Felipe Braga Côrtes (PSD), Zezinho Sabará (PDT), Ezequias Barros (PRP), Noemia Rocha (PMDB), Cristiano Santos (PV), Toninho da Farmácia (PDT), Julieta Reis (DEM), Mauro Ignacio, Tico Kuzma (Pros) e Bruno Pessuti (PSD). Compuseram a mesa o magistrado Luiz Taro Oyama, do Tribunal de Justiça do Paraná, e o coronel Antonio Zanatta Neto, representando o comandante da Polícia Militar do Estado do Paraná, coronel Maurício Tortato.

Também compareceram à cerimônia: Silverson Charles de Oliveira, representando o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche; Hideto Yoshioka Júnior, representando o secretário municipal de Recursos Humanos, Heraldo Alves das Neves; coronel Aparecida de Oliveira, diretora da Associação da Vila Militar; Adilson Lombardo, representando o secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel; Washington Alves da Rosa, presidente da Associação da Vila Militar; Marcelo Hagebock Guimarães e Antonio Eduardo Branco, do Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região; capitão Alexis Iverson Martins, representando o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Fabio Mariano de Oliveira; e Joaquim Macedo, superintendente de Urbanismo, representando o secretário municipal de Urbanismo, Julio Mazza de Souza.

Fonte: CMC